A PADROEIRA

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores: Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, colheram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, no lugar denominado Porto do Itaguaçu. Felipe Pedroso levou-a e a guardou até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório onde colocou a imagem da Virgem que ali permaneceu até 1743.
Todos os sábados, a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido a ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora Aparecida.
A 26 de julho de 1745 foi inaugurada a primeira capela. Um novo templo bem maior foi inaugurado a 08 de dezembro de 1888.
A 08 de dezembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a imagem foi solenemente coroada e a 29 de abril de 1908, foi concedido ao Santuário o título de basílica menor. O Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil a 16 de julho de 1930 (A.A.S. 23 [1931], p.7-8). À 05 de março de 1967 o Papa Paulo VI ofereceu a “Rosa de Ouro” à Basílica de Aparecida. Em 1952 iniciou-se a construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, solenemente consagrada pelo Papa João Paulo II a 04 de julho de 1980.
O Domingo - semanário litúrgico Catequético - 
Ano LXXIX - Remessa XIII - 12-10-2011, nº 48 
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o título de Maria que mais se identifica com o povo brasileiro. Queremos erguer à Senhora de Aparecida nosso grito por melhores condições de vida do povo latino-americano e por mais dignidade para as crianças do nosso país. Se um dia ela libertou um escravo das correntes, hoje ela quer que sejam libertos todos os que estão presos nas correntes da fome, do desemprego, do medo, da violência...
Nossa Senhora da Conceição Aparecida não está no lugar de Cristo. Como nas Bodas de Caná (Evangelho segundo S. João cap. 2), ela pede que façamos tudo o que Ele (o Cristo) mandar -“Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Nós rezamos com Maria, e não para Maria. Ela é nossa intercessora especial junto a Cristo. Da mesma forma que costumamos pedir para que alguém reze por nós (isso é a intercessão), podemos pedir com toda a confiança que Maria interceda por nós junto ao seu Filho. Se Deus escuta nossas orações, quanto mais escutará as daquela que, em terra, carregou o próprio Deus em seu ventre por nove meses!

Para mais informações, acesse a matéria: N. Sra. Aparecida, há 81 anos padroeira do Brasil

OUÇA UM HINO À NOSSA PADROEIRA:


E por qual razão nossa Comunidade tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira?
Foi assim: Em abril de 1991 um grupo da comunidade estava reunido para escolherem o padroeiro (a) da comunidade, quando já estavam por escolher como padroeira Santa Terezinha, apareceu na reunião uma criança de nome Natanael, que era filho de D. Conceição, agora ex-moradora do conjunto. Ele trazia nas mãos uma medalha de ouro com o vulto de N. Sra. Aparecida, que ele havia encontrado ao capinar. Então, não se pensou duas vezes, Maria, Mãe de Deus e da Igreja, queria fazer morada na comunidade e assim é até hoje.

Nossa comunidade ainda é jovem, ainda tem muito a crescer e mostrar como se pode e deve-se viver como a “Primeira Comunidade Cristã” (At 2,42-47), onde lá tinham tudo em comum e praticavam uma vida de oração e doação. Este crescimento acontecerá quando se estiver seguindo verdadeiramente Deus como Princípio e Fim de toda a vida e, tendo Maria como mãe e conselheira.