quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Centenas de devotos participaram da Festa da Padroeira 2017

Vivendo o "Jubileu 300 anos de bênçãos", de 3 a 12 de outubro, nossa capela celebrou festivamente a Rainha e Padroeira do Brasil!! Foram 10 dias de muita manifestação de fé, piedade e devoção.
Ao longo dos dias, nossa capela esteve lotada, recebendo devotos da Mãe Aparecida, provenientes de comunidades e grupos de diversas paróquias e até de município vizinhos de Parnaíba. 
No 1º dia, abrindo o festejo, nosso pároco, Pe. Siqueira, celebrou conosco a Eucaristia; antes da missa, no adro da capela, realizou-se o hasteamento da bandeira. Fizeram-se presentes muitos fiéis da comunidade e da vizinha Comunidade N. Sra. de Pentecostes.
  • Para conferir mais fotos do 1º dia, acesse AQUI.
No 2º dia, feriado municipal, como tradicionalmente tem-se realizado, a novena aconteceu pela manhã; nosso pároco celebrou conosco a Eucaristia, na memória de São Francisco de Assis; fiéis do residencial Cerâmica Costa Norte participaram em bom número; ao final da celebração, partilhou-se um farto café; à tardinha, o povo fiel participou das procissões em homenagem ao Pobre de Assis realizadas na cidade.
  • Para conferir mais fotos do 2º dia, acesse AQUI.
O 3º dia contou a presença especial do Diácono permanente, Ed Ary, que pregou a Palavra de Deus para nós. Agentes da Pastoral da Pessoa Idosa paroquial auxiliaram na Liturgia e fiéis da Comunidades Cândido Athayde e Pilocarpina marcaram expressiva presença. O casal Antônio João e Edileusa fez a animação em cantos.
  • Para conferir mais fotos do 3º dia, acesse AQUI.
No 4º dia da novena, celebrou conosco o Diác. Raimundo Nascimento; contamos com a presença de fiéis das ruas Dom Pedro I, da Comunidade N. Sra. de Pentecostes e também visitantes de Bom Princípio do Piauí e de Brasília!!!
  • Para conferir mais fotos do 4º dia, acesse AQUI.
No 5º dia presidiu a novena o Diác. Jurandir; e celebrou conosco os fiéis da vizinha comunidade S. Teresinha, de Rancharia e das comunidades S. Domingos dos Américos (Buriti dos Lopes), Mãe do Bom Conselho (Paróquia S. Sebastião) e Cajazeiras (Paróquia de Fátima).
  • Para conferir mais fotos do 5º dia, acesse AQUI.
No domingo, 27ª Semana do Tempo Comum, 6º dia da Novena, presidiu a Palavra de Deus, o nosso candidato a diácono permanente, o Sr. Alvino. Na celebração houve um momento ímpar: o Rito da Entrega dos Certificados aos Crismados no dia 19 de agosto; dos 21 crismados, 18 compareceram com suas famílias; ao final da entrega dos certificados, os neo-confirmados foram ovacionados pela assembleia e todos rezaram pela perseverança dos mesmos; rezou-se para que todos eles se engajassem cada vez mais nos mais diversos serviços da comunidade. A nova presidente da Associação de Moradores do Broder Ville (AMBV), Profa. Alcioneide esteve presente à celebração. Neste dia também recebemos um grupo de devotos da comunidade Guarita e também comitivas das Comunidades Comunidade N. Sra. Desatadora dos Nós (Dom Rufino III), Cristo Rei (Paróquia São Sebastião), e da Matriz de Santa Ana; ao final da celebração houve um grandioso leilão.
  • Para conferir mais fotos do 6º dia, acesse AQUI.
No 7º dia da novena, nosso pároco voltou a celebrar conosco. Muitos fiéis se fizeram presentes. Recebemos com alegria, em especial, dois grupos de Terços dos Homens de comunidades da Paróquia de Fátima – de N. Sra. da Conceição da Baixa da Carnaúba e de S. Francisco da Guarita. Recebemos também expressivas comitivas das comunidades Sagrado Coração de Jesus, do bairro Sabiazal, S. Vicente de Paulo e Igaraçu. Recebemos também pela 1ª vez uma comitiva de devotos vindos da comunidade N. Sra. das Dores (Povoado Remanso – Araioses-MA); 

  • Para conferir mais fotos do 7º dia, acesse AQUI.
No 8º dia da novena recebemos também pela 1ª vez uma expressiva comitiva de devotos vindos da comunidade Imaculado Coração de Maria (Paróquia Santa Ana); recebemos também fiéis da comunidade N. Sra. da Conceição – Bairro Piauí (Paróquia SCJ) e o casal Prysceilla e Fábio Monteiro da Paróquia SCJ-Catedral. Foi pregador nesta novena, o blogueiro João Marcelo.
  • Para conferir mais fotos do 8º dia, acesse AQUI.
O último dia de novena preparatória à festa da padroeira foi presidido por nosso coordenador, o ministro H. Saulo; na homilia, o mesmo relembrou em linhas gerais as temáticas de cada dia do festejo e fez uma análise dos fatos históricos que celebramos neste ano: 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, os 300 anos da pesca milagrosa em Aparecida e os 500 anos da Reforma Protestante; o tema para reflexão foi: Maria, Mãe da Unidade e da Esperança. A oração dos fiéis focou, sobretudo no desejo de juntos, católicos e crentes de outras denominações trilharem o caminho de unidade, porque há muito mais o que nos une do que o que nos divide, já alertava São João XXIII. Além de muitos fiéis da comunidade, fizeram-se presentes devotos das Comunidades Menino Jesus de Praga (Paróquia Santa Ana), de Santa Teresinha (Raul Bacellar), uma fiel – dona Graça – residente na comunidade Santa Luzia e uma coroinha – Andressa – de São Judas Tadeu (Paróquia SCJ). Na ornamentação do espaço celebrativo, neste dia, usamos um cartaz confeccionado pelo irmão Lindomar, da Comunidade Imaculado Coração de Maria e que no dia anterior havia nos ofertado.
  • Para conferir mais fotos do 9º dia, acesse AQUI.
Ao final da tarde do dia 12, feriado nacional, centenas de fiéis da comunidade e das comunidades Imaculado Coração de Maria (Matriz paroquial), Comunidade N. Sra. de Pentecostes, Sabiazal e São Judas Tadeu (SCJ) lotaram nossa capela para participarem da Missa e Procissão com a imagem fac-símile de nossa padroeira.
Antes do momento litúrgico, um grupo de jovens da comunidade realizaram uma bela coreografia da música “APARECIDA, 300 ANOS” (interpretado por Dalva Tenório) e coroaram e vestiram a imagem da padroeira.
A procissão aconteceu no momento do Ato Penitencial da Missa e percorreu ruas novas, como a rua lateral do Conj. Broder Ville e que dá acesso ao novo residencial Primavera, área que em breve vamos evangelizar; durante a procissão se cantou canções tradicionais e rezou-se o terço. Ao retornar à capela, a Missa seguiu como de costume; na Liturgia da Palavra contamos com o apoio de crianças, já que neste dia elas também celebravam sua festa. 

  • Para conferir todas as fotos do Dia da Festa, acesse AQUI.
Ao final da Missa cantaram-se parabéns às crianças e na praça da comunidade houve o tradicional bingão. Nossa gratidão a todos os dizimistas, pois, foram os únicos patrocinadores desta festa; de modo especial agradecemos a alguns destes – Severiano, Carlota, Henriqueta, Elivanda, Fátima Souza, Sérgio e um dizimista que não quer se identificar – que nos ofertaram os brindes que foram sorteados no bingão.
Ao longo das noites ganhamos alguns brindes importantes e fomos sorteando a cada dia; somos gratos a todos estes beneméritos! Agradecemos a doação de alguns brindes-extras (eletrodomésticos) que recebemos também; ao final de novembro vamos realizar mais um bingão com estes prêmios e a renda arrecadada será em prol da aquisição de novos bancos para nossa capela, pois “acolher bem, é evangelizar”.
Enfim, após o bingão houve o ato simbólico de arreamento da bandeira, destacando assim o final das festividades alusivas à padroeira e o Ano Nacional Mariano.
Em tempo: registramos também de modo especial a presença do Seu Teté (fiel do Bairro São José) que em muitas noites esteve rezando conosco e, foi o responsável por “gritar” nossos leilões, e alguns bingos e o bingão.
Agradecemos também ao Sr. Zé Cleudo que nos ofereceu seu carro de som para anunciarmos o bingão.
Agradecemos a todos que fazem nossa comunidade, em especial aos membros dos grupos, pastorais e serviços que não mediram esforços em realizar mais esta grandiosa e belíssima festa à Mãe de Deus! Que Deus abençoe e recompense a todos!


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Por problemas de ordem técnica (desserviço da OI VELOX na região), não foi possível, dia-a-dia, se expor imagens e informações da Festa de nossa padroeira. Pedimos desculpas aos nossos leitores/seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário