segunda-feira, 28 de março de 2016

Fiéis celebram a Festa da Páscoa 2016

Na noite de ontem, muitos fiéis acorreram à  nossa capela para participar da Santa Missa na festa da Páscoa da Ressurreição do Senhor.
Presidiu a celebração eucarística, o nosso pároco, Pe. Vicente Gregório. Na sua homilia, o reverendo destacou a necessidade de cremos na vida eterna doada por Cristo e de aprendermos a cada dia se deixar ressuscitar por Cristo!! Muitas coisas em nossa vida precisam morrer para renascer coisas melhores!
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
A ressurreição de Jesus é o centro de nossa fé: “Se Cristo não ressuscitou, então é vã nossa proclamação, vã também nossa fé.” (1Cor 15,14). [...] A ressurreição também é o ponto de partida para a missão da Igreja. Ela instaura entre nós o Reinado definitivo de Deus. Por isso a Igreja pode exclamar: Cristo ressuscitou: Aleluia! A ressurreição de Jesus é o sinal que nos certifica a redenção [...] A ressurreição é o início de uma nova vida, sem dor, luto ou pranto. É a vida transformada em Deus, vida definitiva para a qual fomos criados. (Dom Pedro Carlos Cipollini)
Para nós, foi motivo de grande júbilo esta data, porque depois de muitos tempo voltamos a ter a Santa Missa no dia da Páscoa. Como a data da Páscoa é móvel, nem sempre ocorre desta celebração coincidir com os dias de missas em nossa comunidade, que são o 2º e o 4º domingo de cada mês!
A responsabilidade da limpeza da capela e da liturgia ficou por conta da Catequese.

  • Para saber mais... "A data da Páscoa"
A páscoa judaica (Pesach), que ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, foi instituída na época de Moisés, uma festa comemorativa feita a Deus em agradecimento à libertação do povo de Israel escravizado pelo Faraó, o rei do Egito. Esta data não é a mesma da Páscoa Juliana (Ortodoxos) e Gregoriana (Católicos).
O dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII, Inter Gravissimas (1582), seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em ou logo após 21 de março, data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte. 
De acordo com essas regras, a Páscoa Católica nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário