domingo, 30 de agosto de 2015

Último domingo de agosto: Dia Nacional do Catequista!! PARABÉNS, AOS CATEQUISTAS DA COMUNIDADE!!

"A fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo". 
(Romanos 10, 17)


QUEM É VOCÊ? 

Quem é você, que um dia qualquer
Sentiu seu coração bater diferente
E sem o menor medo sequer
Decidiu doar-se a Deus bem de repente?

Quem é você, que, mesmo sem saber ler,
Mas com uma coragem desconhecida,
Escolheu uma nova forma de viver
Aquela vocação há tanto tempo sentida?

Quem é você, que ainda tão jovem
Deixou de lado curtir as baladas
Para dedicar todo tempo que tem
A falar de Jesus com palavras abençoadas?

Quem é você, que, depois de longa jornada,
De vida vivida com experiência e sabedoria,
Assumiu um novo desafio na caminhada
Aceitando aquele chamado que ouvia?

Quem é você, que não se esconde de Deus,
Que de norte a sul e de leste a oeste,
Muitas vezes deixa de lado os seus
Pra atender a missão que recebeu?

Tu és uma estrela no céu a brilhar,
Que Jesus ilumina com sua luz,
Pois assumiste a missão de catequizar
E a outros, pelos caminhos de Deus, conduz.

És uma pessoa por Jesus escolhida
Para levar ao mundo a mensagem de amor,
Tornando sua Palavra mais conhecida,
Mostrando a salvação que vem do Senhor.

És da comunidade a voz esperada,
Que leva esperança e fé ao povo de Deus,
Que é sinal da caridade encarnada
Vivendo a solidariedade nos dias seus.

És aquela que a Palavra vai semeando,
Sabendo que é apenas um instrumento.
E o amor de Deus vai divulgando,
Pondo nessa missão teu sentimento.

És de Jesus a maior conquista,
Pessoa que foi escolhida por amor.
No meio do rebanho, és catequista,
Imagem fiel de Nosso Senhor!

(Maria Aparecida de Cicco)

Arquidiocese de Porto Alegre e Diocese de Parnaíba recebem imagem jubilar de Aparecida

Neste domingo (30), a Arquidiocese de Porto Alegre (RS) e a Diocese de Parnaíba (PI) receberam no Santuário Nacional de Aparecida a Imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, durante a Santa Missa das 8h. 
A peregrinação da imagem faz parte da preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será celebrado em outubro de 2017.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler e concelebrada pelo bispo da diocese de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schaffler.
A imagem da Virgem de Aparecida que permanecerá em na Arquidiocese até 2017, será levada até Porto Alegre por Dom Jaime Spengler e uma comitiva local, que serão acolhidos já no Aeroporto Salgado Filho por todos os fiéis.
Dom Alfredo fazendo a homilia
Essa imagem visitará todas as paróquias, estará presente em diversos eventos, romarias e jornadas da juventude.
Pe. Carlos Seixas, nosso vigário geral, recebendo a imagem da padroeira
Já na Diocese de Parnaíba (PI), a Imagem percorrerá todas as paróquias de 31 de agosto a 30 de setembro. Todas as 28 paróquias em compõem a Diocese de Parnaíba serão contempladas com a visita da Padroeira do Brasil. (Confira aqui a PROGRAMAÇÃO DA VISITA EM NOSSA DIOCESE DE PARNAÍBA!)


FONTE: Com informações da Arquidiocese de Porto Alegre e Diocese de Parnaíba | Texto e imagens do  Portal A12.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mais uma reforma em nossa capela: revestimento em cerâmica da cruz de nossa fachada!

Em 15 de agosto iniciamos mais uma reforma em nossa capela. Agora, faremos o revestimento em cerâmica da cruz de cobogós de nossa fachada; isso é projeto do Sr. Severiano e apoiado pelo Conselho da Comunidade... A obra visa evitarmos mais acidentes, quedas de crianças vizinhas à capela que teimam em subir até o ponto mais alto da cruz!
No 1º dia se fez apenas o enchimento dos cobogós e, neste final de semana se fez o revestimento em cerâmica.
Meio-dia de 15/08/2015 
Final da tarde de 15/08/2015 
Alvino e Severiano no revestimento, na manhã de 22/08/2015
Alvino e Severiano no revestimento, na manhã de 22/08/2015
Revestimento interno, no terraço da Capela
Revestimento interno, no terraço da Capela concluído em 22/08/2015

Fachada concluída em 23/08/2015

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Coroinhas da comunidade formam novos coroinhas

Programa do Curso de Coroinhas 2015
Como anunciado aqui em 23/06, no dia 30/06 e durante às terças e quintas-feiras de julho e agosto, em nossa capela, novos coroinhas estão sendo formados.
Estão assessorando este Curso de Coroinhas 2015, alguns coroinhas veteranos: Lays Brito, Kauanny Silva, João Vitor, Heitor Evandro, sob a coordenação do catequista Hermerson Saulo.
A maioria das formações, de acordo com um calendário elaborado em junho (conferir imagem ao lado), serão dadas pelos coroinhas veteranos e algumas, nos temas mais complexos, estão sendo dados pelo catequista Hermerson Saulo.
Na semana passada, os candidatos ao serviço de coroinhas já começaram a ensaiarem o ritual da missa e atuação destes ministros em cada momento. Ontem, 11/08, dez, dos doze candidatos ao serviço receberam uma formação sobre a origem e o uso do incenso nas celebrações litúrgicas.

  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI
Rezemos para que essas crianças tenham cada dia mais gosto por servir Jesus na Santa Missa e auxiliar nossos padres na Liturgia...
Se os candidatos a este serviço forem perseverantes e dedicados, esperamos que até a Festa da Padroeira os novos coroinhas sejam instituídos!
Que São Tarcísio e o Beato Adílio Da Ronch velem por estes irmãos que querem se integrar ao grupo de coroinhas da comunidade!

domingo, 9 de agosto de 2015

Fiéis homenageiam os papais em Santa Missa

No final da tarde de hoje, muitos fiéis participaram da Santa Missa no XIX Domingo do Tempo Comum, presidida por nosso vigário, Pe. João Maria. 
Nesta celebração, rezou-se pelos papais vivos e, pelos que já estão junto do Pai do Céu! Na ocasião também se abriu mais uma edição da Semana Nacional da Família, que este ano tem como temática: "O AMOR É A NOSSA MISSÃO: a família plenamente viva". Esta é a mesma temática que será abordada no Encontro Mundial das Famílias, em setembro próximo com a presença do papa, na Filadélfia (EUA). Durante essa Semana Nacional, haverão encontros celebrativos nas famílias. Em nossa comunidade, os encontros acontecerão em outra ocasião. Mas, não esqueçamos de rezar sempre por nossas famílias!
  • Caso não veja as imagens, clique AQUI.
Além de participarem do banquete da Palavra e da Eucaristia, os papais, ao final da Missa, foram convidados a degustarem um caldo de carne preparado em homenagens a eles!
Parabéns, papais! Que São José lhes ajudem a serem bons pais a seus filhos! Que sejam a imagem do Pai do Céu: provedor e presença na vida dos filhos!

sábado, 8 de agosto de 2015

Ouça a entrevista com o Pe. Cristovam Iubel, ao final do Encontro Com a Pastoral do Dízimo da Diocese de Parnaiba

Confira a entrevista com o Padre Cristovam Iubel, da Editora Pão e Vinho, que faz parte do clero diocesano de Guarapuava-PR. Nesta, o padre fala sobre a importância do Dízimo no Encontro com os Agentes Missionários da Pastoral do Dízimo da Diocese de Parnaíba. 
O evento aconteceu do dia 31 de julho a 02 de agosto de 2015 no Centro de Treinamento Pastoral Sagrada Família, em Parnaíba-PI.

Irmãos de nossa comunidade visitam a Comunidade São Domingos dos Américos, em Buriti dos Lopes

Na noite de ontem, 7, um bom número de fiéis de nossa comunidade foram participar da 9ª noite da novena preparatória para a Festa de São Domingos de Gusmão na Comunidade São Domingos dos Américos, que pertence à Paróquia de N. Sra. dos Remédios, em Buriti dos Lopes-PI. 
A comunidade visitada é a terra natal de nossa irmã Maria Dolores do Val Ribeiro, que há poucos dias recordamos o seu 1º aniversário de falecimento. Nesta comunidade também viveu nosso pároco, Pe. Vicente Gregório.
Presidiu a Celebração da Palavra de Deus no último dia da novena, o catequista Hermerson Saulo, coordenador de nossa comunidade. Outras comunidades  (Coroa de São Remígio, Estreito) presentes à festa de São Domingos de Gusmão participaram no momento das leituras, preces e também na animação em cantos!
Foi uma ótima visita!! Foi também a primeira vez que alguns irmãos foram a essa comunidade, em especial, nosso coordenador, sua mãe e seu afilhado.
Esperamos que todos os fiéis e devotos que participaram desta última novena, e foram muitos!, saiam dessa festa de São Domingos, com mais ardor missionário, com mais vontade de defender a fé como fez este grande padre da Santa Igreja!
Viva São Domingos de Gusmão!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Familiares e amigos recordam o 1º aniversário da Páscoa definitiva da irmã "Maria Dolores do Val Ribeiro"

No final da tarde de hoje, grande parte da família de nossa amada "Maria Dolores do Val Ribeiro", unidos a diversos amigos e irmãos da Comunidade Broder Ville participaram da Santa Missa em sufrágio de sua alma. Há exatamente 1 ano, nossa "matriarca na fé" deixava este mundo e nascia para a vida eterna no Céu! A cada mês a saudade de nossa mãe-irmã tem aumentado, mas a fé na ressurreição nos anima e dos dar forças para seguimos seus exemplos.
A Santa Missa foi presidida por nosso vigário paroquial, Pe. João Maria. 
Em sua pregação o reverendo exortou a todos a aproveitarem o momento em que estamos neste mundo para plantarmos boas sementes a fim de colhermos bons frutos, como dona Dolores que plantou amor, amizade, carinho e os frutos são seus familiares e amigos que ainda hoje a veneram! O reverendo falou da importância de sempre fazermos o bem, que é isso que Deus quer de nós e assim, quando chegar nossa hora, voltaremos para a Casa do Senhor!
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
A Liturgia da Palavra foi feita por familiares de Dona Dolores. Na animação litúrgica em comentários ficou o coordenador da comunidade, Hermerson Saulo e na animação em cantos, contamos com o valioso apoio do casal Juliana e Alain, na voz e violão, respectivamente.
Ao final da Missa, uma filha (Jovelina) e netas (Miquelina e Loretana) leram, cantaram e falaram homenageando sua matriarca!
Fazemos votos de que Deus console os familiares de nossa amada Dolores e, que, na comunhão dos santos, na qual acreditamos, nossa irmã interceda por nossa comunidade! Assim seja!