domingo, 26 de julho de 2015

Vovós e vovôs da comunidade são homenageados em Santa Missa

Na noite de hoje, muitos fiéis da comunidade e também de bairros vizinhos participaram da Santa Missa no XVII Domingo do Tempo Comum. A celebração foi presidida por nosso pároco, Pe. Vicente Gregório.
Durante a homilia, Pe. Vicente chamou atenção dos fiéis à respeito dos 12 cestos de pães que sobraram após o "milagre da multiplicação" dos pães; segundo o reverendo, esses cestos que sobram são sinais da Igreja, que somos todos nós, que tem a responsabilidade de distribuir os dons de Deus, a Palavra de Deus, aos outros irmãos. Esta é a missão da Igreja! Levar a Palavra de Deus (a abundância dos pães) aos irmãos!
Durante a Oração dos Fiéis foi feita uma prece especial pelos avós e ao final da celebração, os mesmos foram homenageados e receberam uma bênção.
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
Por que dia 26 de julho é o dia dos avós? Deixemos o Papa Francisco nos dizer:
[...] Hoje a Igreja celebra os pais da Virgem Maria, os avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana. Na casa deles, veio ao mundo Maria, trazendo consigo aquele mistério extraordinário da Imaculada Conceição; na casa deles, cresceu, acompanhada pelo seu amor e pela sua fé; na casa deles, aprendeu a escutar o Senhor e seguir a sua vontade. São Joaquim e Sant’Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu a fé e o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós. Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé! Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: hoje, na festa de São Joaquim e Sant’Ana, no Brasil como em outros países, se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família. O Documento de Aparecida nos recorda: “Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas” (Documento de Aparecida, 447). Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado![...] 
(Adaptado de: Alocução do Santo Padre Francisco na Hora da Ave Maria - Rio de Janeiro, 26/07/ 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário