terça-feira, 28 de outubro de 2014

Irmãos visitam pela 1ª vez a Comunidade Menino Jesus de Praga

Na noite de ontem, vinte irmãos de nossa comunidade participaram pela primeira vez do Festejo ao Menino Jesus de Praga, na capelinha localizada à rua do mesmo nome, no bairro Planalto, na área pastoral da Paróquia de Santa Ana.
Por que fizemos essa visita? Uma família - o casal Sérgio e Graciane e os filhos Edward e Sergiane -  recém chegados à nossa comunidade, residindo no Residencial Dom Rufino I e um casal - Helvécio e Gisllenny - que já foi de nossa comunidade e que hoje participam da Comunidade Menino Jesus de Praga nos convidaram e, nós, não pudemos recusar o convite, pois com essa visita, retribuímos a visita deles ao 6º dia no nosso festejo! (Relembre o acontecimento, AQUI).
Ontem, já era a última noite do Novenário ao Menino Jesus de Praga. Chegamos cedo, ainda na reza do Terço. Após o Terço, rezou-se a Ladainha ao titular da capela e celebrou-se a Santa Missa. Foi presidente da celebração eucarística, o pároco de Santa Ana, Pe. Estêvão Mitros. Em sua homilia fez uma excelente síntese do Documento nº. 100, aprovado na 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, e que fora refletido ao longo do festejo.
Confira algumas imagens:
  • Não consegue ver as imagens  acima? Clique AQUI.
Toda a animação litúrgica foi  de responsabilidade da comunidade visitada, com uma ressalva: a 1ª leitura foi proclamada pelo jovem Edward, nosso novo irmão de comunidade. Animou em cantos um lindo coral formado só de crianças: Coral N. Sra. Desatadora dos Nós!
Além de nós, visitaram a capela, alguns paroquianos da Paróquia da Graça e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus!
Nossos agradecimentos à coordenação da Comunidade Menino Jesus de Praga pelo convite e pela ótima recepção! Desejamos que Jesus, que um dia foi Menino, abençoe todas as crianças dessa comunidade, bem como suas famílias!
Viva Nosso Senhor Jesus Cristo!!

domingo, 19 de outubro de 2014

Mais um papa à honra dos altares: Paulo VI é beatificado!

O Papa Francisco proclamou beato o Papa Paulo VI neste domingo, 19, em cerimônia presidida na Praça São Pedro, no Vaticano.
A cerimônia começou por volta de 10h30 (6h30 no Brasil). O postulador da causa de beatificação, padre Antonio Marrazzo, leu a biografia de Paulo VI. Com a leitura da fórmula de beatificação, em latim, Francisco elevou Giovanni Battista Montini, o Papa Paulo VI, à honra dos altares
Foi realizada, então, a procissão da relíquia do beato, que é a malha de lã ensanguentada após a agressão que Paulo VI sofreu em Manila em 1970.
Na foto, o secretário do papa imobilizando o agressor
Relíquia de Paulo VI exposta na Praça São Pedro / Foto: Reprodução CTV
O rito de beatificação foi seguido da Santa Missa, em que Francisco destacou a coragem desse cristão.
“A respeito deste grande Papa, deste cristão corajoso, deste apóstolo incansável, diante de Deus hoje só podemos dizer uma palavra tão simples como sincera e importante: Obrigado! Obrigado, nosso querido e amado Papa Paulo VI! Obrigado pelo teu humilde e profético testemunho de amor a Cristo e à sua Igreja!”, disse na homilia.
Francisco também anunciou que a festa litúrgica (festejado somente na Itália, porque por enquanto, canonicamente é apenas um beato) será dia 26 de setembro, data do seu nascimento.
Estava presente na celebração o Papa Emérito Bento XVI, que foi criado cardeal por Paulo VI.
A beatificação de Paulo VI acontece no dia em que se encerra a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que tem como tema a família: “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Foi Paulo VI que instituiu o Sínodo dos Bispos em 1965.
Conheça a história do beato Paulo VI:


Beato Paulo VI, rogai pelos ministros de sua Igreja! 

FONTE: Adaptado de Canção Nova.

Carreata com São Frei Galvão passa por nossa comunidade

Pelo 4º ano consecutivo foi realizada no final da tarde de ontem, 18, a tradicional carreata com a imagem do 1º Santo Brasileiro pelas principais ruas das comunidades mais próximas à Igreja Matriz de Frei Galvão.
Os primeiros a receberem as bênçãos de Frei Galvão foram os que estavam em frente à Capela de São Vicente de Paulo, depois foi a vez dos irmãos agrupados em frente à Capela de Santa Teresinha e depois foi a nossa vez. Cerca de 20 fiéis aguardavam a carreata em frente nossa capela e outros aguardavam nas portas de suas casas.
  • Não visualizou as imagens acima? Clique AQUI.
A Carreata também passou pela primeira vez em algumas ruas dos Residenciais Dom Rufino.
Participe conosco da Festa em honra a Frei Galvão!  Confira a programação completa desta festa, AQUI.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Irmãos da comunidade participam da 1ª noite do Festejo de Frei Galvão-2014

Na noite de ontem, dezesseis irmãos da comunidade foram prestigiar e rezar na celebração da 1ª novena do festejo de nosso padroeiro paroquial, S. Antônio de Santana Galvão.
A Santa Missa foi presidida por nosso pároco, Pe. Vicente Gregório (na ocasião também celebrando seu aniversário natalício) e concelebrada pelos padres Francemilson Holanda (reitor do Santuário de S. Cruz dos Milagres, Arquidiocese de Teresina) e Marlos Borges (vigário paroquial em Caxingó).
Confira programação completa, AQUI.
A Liturgia da Palavra ficou na responsabilidade da Comunidade São Vicente de Paulo. O Evangelho foi proclamado pelo Pe. Francemilson e a homilia, sobre a temática do dia "Novos cenários da fé e a realidade paroquial" foi feita por Pe. Marlos. É um importante ressaltar que as temáticas das noites serão todas com base no Documento nº 100, aprovado na 52ª Assembleia Geral da CNBB, em maio passado em Aparecida. Pe. Marlos afirmou que urge incentivarmos a participação dos fiéis na vivência em comunidades, em grupos de estudos bíblicos e orações, na participação com o dízimo na paróquia, pois não é coerente viver próximo de uma Igreja e não ajudá-la em suas necessidades, ao passo que não se deixa de doar vultosas quantias a santuários/associações bem distantes de suas residências; por isso, urge transformarmos nossas paróquias, comunidades de comunidades!
  • Não consegue ver as imagens acima? Clique AQUI.
Neste 1º dia de novena foram também distribuídas gratuitamente as pílulas milagrosas de S. Frei Galvão.
Ao final da Santa Missa, Dona Jovelina, irmã de nossa comunidade proferiu uma bela homenagem ao nosso pároco aniversariante e os demais da comunidade presentes à celebração entregaram-lhe um singelo presente.
Parabéns, Pe. Vicente! Que o Senhor lhe assista sempre em seu ministério e lhe conceda muita saúde!
Viva Frei Galvão!! Participe! Vá em mais noites ao Festejo de nosso padroeiro paroquial!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Confraternização com as crianças, procissão, santa missa, batizados e bingão encerram a Festa da Padroeira-2014

Na manhã de ontem, 12 de outubro, feriado nacional da Padroeira do Brasil e também "Dia das Crianças", cerca de 100 crianças da comunidade foram acolhidas em nossa capela pelos catequistas e por jovens do grupo "Guerreiros de Cristo" para participarem de uma grande confraternização com direito a dança, música, louvor a Deus, pregação bíblica. orações, lanche e não poderia faltar, entrega de lembrancinhas! 
A festa das crianças deste ano foi uma das melhores que já realizamos! O momento mais lindo da celebração foi quando as crianças cantaram à N. Sra. Aparecida o hino "Mãezinha do Céu". Que Nossa Senhora abençoe sempre nossa criançada e que eles sejam os pais e mães responsáveis ou mesmo sacerdotes e freiras do futuro!
  • Não consegue ver a imagens da Festa das Crianças? Clique AQUI.
Nossa gratidão aos devotos e amigos de Nossa Senhora que doaram as lembrancinhas que foi entregue às crianças: a Sra. Vanda Araújo, que lá dos Estados Unidos da América enviou à comunidade 50 presentinhos; ao jovem Roberto e a Sra. Núbia que, juntos, também doaram mais 50 presentinhos para doação! Que Deus abençoe a todos estes e os recompense!
Já na parte da tarde, às 17h, os devotos de Maria Santíssima em procissão com sua imagem aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, percorreram algumas ruas da comunidade. A procissão de encerramento deste ano foi mais curta, tendo em vista que a procissão de abertura foi um tanto mais longa, quando se saiu do Residencial Dom Rufino.
Às 17h30, com a procissão já encerrada os fiéis concluíram a reza do Santo Terço e o coordenador da comunidade, H. Saulo, organizou nos poucos bancos da capela os padrinhos e familiares das crianças a serem batizadas. Nossa capela ficou repleta de fiéis! Estava belíssima!
No início da noite, às 18h10, Pe. Vicente Gregório, inicia a Santa Missa na Solenidade de N. Sra. Aparecida, Padroeira do Brasil. Ao longo da celebração, de maneira bem organizada, o pároco batizou 12 crianças e uma adolescente. Os novos cristãos, com um rito complementar, foram também consagrados à Nossa Senhora.
  • Não consegue ver a imagens da celebração de encerramento? Clique AQUI
Na homilia, refletindo o tema do dia: Família, lugar de viver o sacramento, Pe. Vicente, exortou os pais e padrinhos a ajudarem, com a participação na vida da comunidade, as crianças a seguirem na fé recebida no batismo. Aludindo ao Evangelho proclamado na festa, o pároco exortou os fiéis a confiarem sempre na intercessão de Maria e ouvir sempre o que ela nos diz: "Fazei tudo o que Meu Filho disser" (Jo 2, 5).
Ao final da Santa Missa, aconteceu o famoso bingão. Todos os 5 prêmios foram conseguidos por doações de: a sanduicheira - doação do Sr. José Maria Pinto, ex-vereador de Parnaíba; o ventilador - Vereador Antônio Diniz; o liquidificador - a Sra. Fabiana;  o ferro elétrico - Sra. Teresa Ribeiro; kit cozinha - Jovelina, Henriqueta, Raimundinha e Vera Lúcia, todas irmãs da comunidade.
Nossa gratidão a todos e todas que ajudaram a fazer essa belíssima festa para a Mãe de Deus!! Que venha a Festa da Padroeira-2015!!!
Viva a Mãe de Deus e nossa Mãe!! Viva a Senhora Aparecida!!
Viva Cristo, filho de Maria Virgem!
Viva a nossa comunidade!!

Santa Missa e II Jantar com Maria marcaram o último dia da novena em honra a Padroeira-2014

Na noite do último sábado, fiéis acorreram em grande número a nossa capela, quando na ocasião participaram do 9º dia da Novena preparatória para a Festa da Rainha e Padroeira deste ano. O pároco da Paróquia Frei Galvão, Pe. Vicente, foi o presidente da celebração.
Estiveram presentes muitos irmãos da Comunidade Santo Afonso, Bom Pastor (Rancharia), a coroinha Thamires e o casal Maria e Vereador Cardoso (de S. Vicente de Paulo), alguns paroquianos de São Sebastião, de N. Sra. Fátima, de Santa Ana e alguns moradores dos Residenciais Dom Rufino e Cerâmica Costa Norte.
Na homilia o padre desenvolveu a temática do dia: Sagrada Família de Nazaré, modelo para as famílias hoje. O padre exortou que precisamos ouvir mais a Palavra de Deus e pô-la em prática, pois só assim teremos famílias santas e felizes como a de Nazaré.
  • Não consegue ver as imagens acima? Clique AQUI.
O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão da Comunidade S. Afonso, Sr. Ribamar, ajudou o pároco na distribuição da Comunhão durante a missa.
Foram responsáveis pela liturgia o grupo de jovens da comunidade e na animação litúrgica o jovem Adécio participou tocando violão e Alcione e H. Saulo sustentaram o cantos dos fiéis!
Ao final da missa, como no ano passado, na residência do casal Alvino e Carlota, cerca de 140 irmãos se confraternizaram no II Jantar com Maria.
Nossa gratidão a todos que colaboram financeiramente para que fosse possível mais uma vez, sem muitos gastos, realizarmos mais esse jantar. Nossa gratidão também a todos que ajudaram a preparar as comidas e a organizar o ambiente para acolher os irmãos! E um agradecimento especial ao Seu Valdinar e ao Vereador Cardoso por nos emprestar mesas e cadeiras usadas no II Jantar com Maria.

sábado, 11 de outubro de 2014

Grande número de fiéis participam no penúltimo dia de Novena para a Festa da Padroeira-2014

Na noite ontem, mais uma vez, nossa capela ficou cheia!! Irmãos de muitas comunidades participaram da Santa Missa no 8º dia da Novena preparatória para a festa da rainha e padroeira do Brasil, N. Sra. Aparecida. 
Estavam presentes os zeladores do Apostolado da Oração da Matriz de Fr. Galvão, irmãos das Comunidades: Cândido Athayde, Pilocarpina, Km 7, Km 18, S. Francisco da Guarita e mais uma vez, irmãos do Sabiazal.

  • Não consegue ver as imagens acima? Clique AQUI.
Mais uma vez os zeladores do Apostolado da Oração da comunidade foram os responsáveis pela Liturgia e Jacy Luiz e Alcione fizeram a animação em cantos. Em agradecimento pelo apoio e dedicação dos irmãos Antônio João e Edileusa (da Comunidade Cândido Athayde) e Jacy (Comunidade S. Teresinha) para que nosso festejo não ficasse sem uma boa animação em cantos, ao final da celebração de ontem, o coordenador da comunidade entregou-lhes também uma singela lembrança. Que Deus abençoe esses irmãos e recompense pelo trabalho. Jacy Luiz prometeu voltar a tocar amanhã, na festa de encerramento.
Pe. João Maria, nosso vigário paroquial, foi o presidente da penúltima novena e teologicamente e pedagogicamente, ajudou os fiéis a refletir a temática: A espiritualidade cristã na família, um casamento que dá certo. O reverendo exortou que o amor é o "espírito" que deve unir uma família. A vida de oração na família e a participação da comunidade, também faz com que um casamento dê certo! O vigário citou também vários testemunhos de casais que conseguiram e ainda hoje conseguem viver por 25, 50 e 60 anos!
Continuemos em oração por nossas famílias e em família!
Ao final da missa, houve um grandioso leilão no adro na capela!
Hoje, convidamos você a participar da Santa Missa no último dia da novena! Após a missa, teremos o "II Jantar com Maria". Participe!
Amanhã, 12, às 17h teremos a Procissão de encerramento, Missa solene da Festa da Padroeira do Brasil com administração do Santo Batismo e um Bingão com 5 valiosos prêmios! Participe e divulgue!
Viva a Senhora Aparecida!! Viva Jesus Cristo!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Professores, alunos e muitos paroquianos de Frei Galvão participam do 7º dia da Festa da Padroeira-2014

Na noite de ontem nossa capela ficou repleta de fiéis e Pe. João Maria foi quem presidiu a missa do 7º dia de Novena. Os catequistas foram os responsáveis pela liturgia e fizeram a animação em cantos a zeladora do Apostolado da Oração, Dona Alcione e mais uma vez, o Sr. Jacy Luiz, irmão da Comunidade S. Teresinha.
Professores e alguns alunos da Escola Municipal Mons. Antônio Sampaio estiveram presentes e foram os homenageados na noite. O tema bem refletido e explicado pelo Pe. João Maria, foi Colaboradores da família: a paróquia (Igreja) e a escola. Na homilia, o vigário exortou a todas as famílias a acompanharem a vida escolar dos filhos e verificarem se o ensinamento escolar não está em dissonância com a fé professada na família e, pediu ainda, que todos, em família, tenham o hábito de ler a Bíblia Sagrada e o Catecismo da Igreja Católica (símbolo da noite) para se manterem firmes naquilo que creem. E, lembrou também que os pais são e devem ser sempre os primeiros catequistas dos filhos e, catequizam primeiro com o exemplo.
  • Não consegues visualizar as imagens acima? Clique AQUI.
Além dos professores e alunos, muitos paroquianos de Frei Galvão, irmãos vindos das Comunidades S. Vicente de Paulo, S. Teresinha do Menino Jesus, Lagoa do Prado e Cândido Athayde, marcaram expressiva presença! Nossa gratidão pela visita!
Ao final da missa, na parte social houve um pequeno leilão e um bingo de um relógio de pulso, doação de Dona Maria da Conceição!
Hoje, logo mais às 19h, participe da Santa Missa no 8º dia da novena em preparação para a Festa da Padroeira! Ao final da missa teremos nosso último leilão! Leve e arremate joias!! Venha  rezar e colaborar conosco!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Muitos fiéis participaram com a oração e a partilha no 6º dia da Festa da Padroeira-2014

Na noite de ontem, 8, "Dia Nacional do Nascituro", ou seja, dia da vida por nascer (embrião), muitos fiéis participaram da Santa Missa celebrada pelo nosso pároco, Pe. Vicente. O tema refletido e explicado pelo pároco foi Família, santuário da vida.
Muitos irmãos da Comunidade Menino Jesus de Praga, da Paróquia Santa Ana marcaram expressiva presença e, inclusive, nos deram valioso apoio animando liturgicamente a celebração do 6º dia da Festa da Padroeira. Nossa gratidão! Que Cristo Jesus, que um dia foi menino, abençoe e recompense a todos dessa comunidade.
  • Não consegue ver as imagens acima? Clique AQUI.
Durante a celebração, no momento de apresentação das ofertas, muitos irmãos participaram colaborando com um leilão-americano de um quadro com a estampa de Jesus Misericordioso. E nos momentos finais foi anunciado o vencedor, Seu Raimundo Amaral "Mestrim", pois foi quem deu maior lance-oferta! 
Terminada a Missa, na parte social, além da tradicional venda de comidas típicas, aconteceu um bingo de pizza com refrigerante, doação da família Severiano. 

Hoje às 18h30 participe da reza do Santo Terço e da Santa Missa no 7º dia da Novena preparatória à Festa da Padroeira do Brasil. Após a missa teremos mais um pequeno bingo, agora, de um relógio de pulso (preço da cartela R$ 1,00).
Participe e colabore com a obra da evangelização em nossa comunidade!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O encontro com a misericórdia divina marca o 5º dia da Festa da Padroeira-2014

Da mesma maneira que no ano passado, também em 7 de outubro, memória de N. Sra. do Rosário, mais uma vez os fiéis devotos de Maria Santíssima tiveram a oportunidade e a graça de alcançar o perdão dos pecados por meio do Santo Sacramento da Penitência/Reconciliação. Os dois padres de nossa paróquia – Pe. Vicente e Pe. João Maria – estiveram em nossa capela atendendo confissões.
  • Não consegues visualizar as imagens acima? Clique AQUI.
Antes, porém dos atendimentos individuais de confissões, os fiéis rezaram o Terço (Rosário) e fizeram a oração do 5º dia novena (novena simples) e depois Pe. João Maria, por meio da proclamação da Palavra do Senhor (Lucas 15, 1-32) e de um belo sermão preparou os fiéis para bem receber os frutos da Confissão Sacramental. A imagem mais usada por ele e que ficou no coração e mentes dos fiéis foi: “a confissão é um banho e todos precisamos nos lavar, nos purificar dos pecados, para sermos santos, como Maria” e o padre, seja ele qual for – santo ou pecador também - é um instrumento de graça e de perdão para quem pede a reconciliação com Deus através do sacramento da Confissão”. Com certeza, os fiéis que se confessaram – e foram muitos – souberam aproveitar bem mais este momento de graça em nosso festejo!

AVISO-CONVITE:
Hoje, 8 de outubro, às 19h, teremos Santa Missa no 6º dia novena. Durante a Missa, no momento do ofertório, você ainda pode participar de um leilão-americano de um quadro com a estampa de Jesus Misericordioso! Mas como? Ao entrar em nossa capela, peça um envelope na mesa do Plantão do Dízimo, coloque sua oferta-lance generosa, escreva seu nome e deposite diante do altar; ao final da missa os envelopes serão recolhidos e quem tiver colocado a maior oferta, leva o quadro para casa! O leilão estava previsto para ontem porém não aconteceu. Esperamos que hoje dê certo!
Participe! Ajude-nos! Sua oração e oferta material são de suma importância para a obra evangelizadora em nossa comunidade!

Viva N. Sra. Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil!!!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Catequese sobre o culto à Maria. Leia!

A seguir, uma ótima catequese sobre nossa devoção à Mãe de Jesus e nossa mãe, pelo bispo de Amparo-SP, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Senhora Aparecida: viva a mãe de Deus e nossa

Entre os santos de Deus está em destaque Maria, mãe de Jesus ( Mt. 2,1; Mc 3,32; Lc 2,48; Jo 19,25). É com a Bíblia na mão que a chamamos bem-aventurada. O povo louva Maria porque Deus a escolheu para ser mãe de seu filho Jesus, nosso único salvador. Ela é bem-aventurada porque acreditou!
São milhares os devotos, centenas os santuários dedicados à Mãe de Jesus. No Brasil a lembramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que hoje celebramos com alegria. Todo o Brasil conta com inúmeras Igrejas a ela dedicadas, em especial a Basílica Nacional de Aparecida. Muitas mulheres levam em seus nomes uma homenagem a Maria: Aparecida, do Carmo, da Graça, de Fátima, de Lurdes, da Penha, etc.
O culto a Maria se funda na Palavra de Deus: “Isabel cheia do Espírito Santo exclamou: bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre... Bem-aventurada aquela que acreditou...” (Lc 1,41-42;45). O Espírito Santo inspirou Isabel para reconhecer Maria como bem aventurada.
Maria recebeu de Deus a plenitude da graça e por isso é saudada pelo Anjo como “cheia de graça” (Lc 1,28). A mesma Maria, reconhecendo sua pequenez de serva disse: “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada” (Lc 1,48). Durante a vida, até a última provação, quando Jesus morre na cruz diante dela, sua fé não vacilou. Por isso a Igreja venera em Maria a realização mais pura da fé. O povo ama seu Filho Jesus Cristo “autor e consumador da fé” (Hb 12,2). Ama sua mãe, fiel discípula, a primeira que nele acreditou, aderindo ao plano de Deus, quando da anunciação do Anjo.
A devoção à Virgem Maria faz parte do culto cristão. Porém, o culto a Maria, mesmo sendo singular, é diferente do culto que se presta à Santíssima Trindade. Ao Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo, nós adoramos. Enquanto a Maria nós veneramos. Este culto de veneração se justifica porque ela é reconhecida como Mãe do Filho de Deus, é saudada como “a Mãe do meu Senhor” (Lc 1, 43). O concílio de Éfeso (ano 431) reconheceu Maria como Mãe de Deus: Mãe de Jesus, o Deus encarnado.
Maria não afasta de Jesus, pelo contrário, pede-nos que sigamos seu Filho: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Ela não é o centro da fé, o centro é Jesus. Porém Maria faz parte do centro. Ninguém como Maria teve tanta ligação com Jesus: ela o trouxe em seu ventre por nove meses, conviveu com Ele em Nazaré por trinta anos e o seguiu fielmente toda sua vida. A carne de Jesus veio de Maria.
Maria de Nazaré, “Nossa Senhora” como a chamamos com carinho, nos ajuda a crescer na fé em seu filho Jesus. Aproximemo-nos dela e ela nos ajudará a compreender os segredos de Deus revelados em seu filho Jesus, o qual ao morrer na cruz a entregou como mãe de seus discípulos ( Jo 19,27). Por isso podemos aclamar: Viva a mãe de Deus e nossa!

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Amparo (SP)
Fonte: CNBB.

Confira o que aconteceu no 4º dia da Festa da Padroeira-2014!

Na noite de ontem, muitos fiéis de nossa comunidade e alguns fiéis das comunidades S. Benedito e de Bom Conselho (Paróquia S. Sebastião) estiveram presentes ao 4º dia da Novena preparatória para a festa da rainha e padroeira do Brasil, N. Sra. Aparecida. A coordenação da Associação de Moradores do Broder Ville também marcou presença!
Nosso pároco, Pe. Vicente, foi o presidente da celebração eucarística e em sua homilia pregou sobre a necessidade de se formar famílias abertas ao diálogo, ao perdão e à reconciliação! Famílias como a temática do evangelho do dia, famílias samaritanas, cuidadoras do próximo. O tema da noite foi: A família aberta a Deus e ao próximo.
  • Não consegue ver as imagens acima? Clique AQUI.
Ao final da missa, na parte social, além da tradicional venda de alimentos, houve um pequeno bingo de um kit de potes feitos de biscuit, doados pela artesã Patricia Leticia.
Um agradecimento especial ao casal Antônio João e Edileusa que, mais uma vez, vieram tocar e cantar em nossa festa! Nosso agradecimento também a Coordenação da Associação de Moradores do Broder Ville pela participação e apoio! E também ao bloggueiro João Marcelo que prestigiou nossa celebração, tirou as fotos visualizadas acima e também irá postar depois em seu blog Reflexione uma nota sobre nossa festa!
Hoje, à noite, a partir das 18h30, na celebração do 5º dia da Novena, não haverá Santa Missa, acontecerá apenas confissões sacramentais. Dois padres estarão presentes para atender os fiéis! Também acontecerá um leilão-americano de um belíssimo quadro com estampa de Jesus Misericordioso. 
Participe!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

3º dia da Festa da Padroeira conta com a presença de muitos fiéis!

Neste domingo de eleições gerais, quando se esperava um baixo número de fiéis em nossa novena, fomos surpreendidos com a presença bastante expressiva de irmãos em nossa capela!
A Santa Missa do 3º dia da Festa da Padroeira foi presidida pelo Pe. João Maria e a liturgia ficou sob a responsabilidade do grupo de jovens "Guerreiros de Cristo". Na animação em cantos contamos com a presença de Jacy Luis, tecladista da Comunidade S. Teresinha e as irmãs Alcione e Andréia Sotero sustentaram o canto dos fiéis.
  • Não consegue visualizar as imagens acima? Clique AQUI.
Em sua pregação o padre, em sintonia com a abertura no Vaticano da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, falou sobre a necessidade de se evangelizar ou re-evangelizar as famílias! Citou vários casos em que as famílias de hoje passam por crises. Mas, todos os problemas das famílias, só podem ser resolvidos à luz da escuta e vivência da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada (símbolo da noite). Por fim, aludindo ao evangelho deste 27º domingo do Tempo Comum, Pe. João Maria, disse que cabe a nós cultivarmos a vinha do Senhor, que é o Reino de Deus, a partir das nossas famílias. O tema de meditação e reflexão do dia foi: A família, destinatária e agente da nova evangelização.
Além dos muitos irmãos da comunidade, estiveram presentes familiares do Vereador Cardoso, que são paroquianos de Santa Ana.
Nosso muito obrigada a todos que tem participado ativamente da Festa da Rainha e Padroeira do Brasil, N. Sra. Aparecida!
Um convite: hoje, segunda-feira, participe do 4º da Novena! Às 18h30 temos a reza do Terço e às 19h, Santa Missa. Na terça-feira, às 18h30 temos a reza do Terço e às 19h uma Celebração Penitencial com confissões individuais.

domingo, 5 de outubro de 2014

Grande participação de devotos de Nossa Senhora no início da Festa da Padroeira-2014!

Na noite da última sexta-feira, 3, deu-se início a Festa da Padroeira do Brasil e de nossa comunidade, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 
Para abrir essa festa, muitos fiéis do Conj. Broder Ville se dirigiram às 17h30 para o Residencial Dom Rufino I, quando às 18h, diante da casa do Sr. Sérgio e Dona Graciane saíram em procissão pela principal rua daquele novo conjunto habitacional, rezando e convidando os moradores do lugar para participarem das festividades em nossa comunidade. A procissão chegou às 18h30 em nossa capela. Terminada a reza do Santo Terço, Pe. Vicente Gregório, nosso pároco, celebrou a Santa Missa do 1º dia desta Novena em preparação para a festa da padroeira.
Na homilia, o pároco, falou da necessidade de se respeitar toda e qual formação de família, mas deve-se sempre defender e priorizar a formação na família natural - com pai, mãe e filhos - pois isso é a imagem da Trindade Santa e concretização do plano divino da Criação. O tema de reflexão e oração do 1º dia foi: A família, Igreja doméstica, uma comunidade.
A responsabilidade pela Liturgia do 1º dia ficou por conta do Apostolado da Oração e na animação em cantos contamos com o apoio dos irmãos Antônio João e Edileusa (da Comunidade Cândido Athayde).
  • Confira acima imagens do 1º da novena. Caso não visualize-as, clique AQUI.
Marcaram bastante presença no 1º dia, fiéis de nossa comunidade, irmãos dos novos residenciais Dom Rufino, do Residencial Costa Norte, da comunidade S. Coração de Jesus (Sabiazal) e da Comunidade N. Sra. do Livramento (Igaraçu).
Ao final da missa, o grupo de jovens da comunidade, os "Guerreiros de Cristo" apresentaram uma coreografia da música "Mãe, eu voltei" da Banda Mercosul. Houve também um pequeno leilão e um maravilhoso show de músicas católicas com a Banda LAEL. 
Esse show foi possível através da parceria com a Associação dos Moradores do Broder Ville na pessoa do seu presidente, Sr. Assis Araújo e a Prefeitura de Parnaíba, que através da Superintendência de Cultura promove o Projeto Arte nos Bairros.
No 2º dia da novena, 4, e por conta do feriado municipal do dia de São Francisco, a Santa Missa foi celebrada às 7 h, seguida pela partilha do café comunitário. Celebrou a Santa Missa, mais uma vez, o nosso pároco. 
  • Confira acima imagens do 2º da novena. Caso não visualize-as, clique AQUI.
A responsabilidade pela Liturgia do 2º dia ficou por conta dos Dizimistas da comunidade e na animação em cantos contamos com o apoio dos irmãos Jardel e Daene (da Comunidade Matriz).
Na homilia, o pároco falou da necessidade de buscarmos educar nossas crianças para o respeito ao próximo, pois os pequenos de hoje tornar-se-ão os adultos de amanhã e como precisamos defender o ser humano em toda a forma em que se encontre assim como fazia São Francisco de Assis! O tema de reflexão e oração do 2º dia foi: A família, educadora da dignidade e respeito de toda pessoa humana.

Participe você também da festa de nossa padroeira! 
Hoje, 5 de outubro, às 18h30 reze o Santo Terço conosco e participe da Santa Missa às 19h, que hoje será celebrada por nosso vigário paroquial, Pe. João Maria!
Venha e convide mais um irmão!

Vem aí a Festa de Frei Galvão, nosso padroeiro paroquial. De 15 a 25 de outubro/2014. Confira programação!

Neste ano, vamos meditar com Frei Galvão o Documento 100 da CNBB: "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia". 
Veja o convite do nosso pároco:

Confira a programação:

Oremos pelos cristãos perseguidos na Jornada Internacional de Oração pelo Oriente Médio

"Bem-aventurados os que promovem a Paz, 
porque serão chamados Filhos de Deus" (Mt 5,9)

A Ajuda à Igreja que Sofre convida você a participar da Jornada Internacional de Oração pelo Oriente Médio. Vamos rezar juntos pelos nossos irmãos, especialmente pelos irmãos do Iraque e da Síria que padecem o martírio de serem cristãos.
A Jornada começa na segunda-feira (06/10) e vai até quinta-feira (09/10). Propomos para cada dia a oração de um terço meditado, para que, onde você estiver e no horário que puder, contemplando os mistérios com intenções específicas da realidade vivida pelo Oriente Médio, seja sozinho, em família ou com a comunidade, possa rezar em comunhão com o mundo inteiro, invocando a intercessão da Virgem Maria. (Baixe o Guia para o Terço Meditado, AQUI). OBS.: Os mistérios da oração do terço têm dias próprios para rezá-los e meditá-los sugeridos pela Igreja. Mas em casos específicos pode-se dar um novo sentido, no que diz respeito ao dia de rezá-los. Foi justamente o que propôs a AIS durante a Jornada de Oração pelo Oriente Médio.
No dia 08/10, a AIS congrega a todos os benfeitores no Rio de Janeiro e em São Paulo. Neste dia rezaremos juntos nos locais abaixo: No Rio de Janeiro: Santuário da Adoração Perpetua Igreja Matriz Sant'Ana - Praça Cardeal Leme, 11, Centro / RJ (Rua de Santana) - Das 16h30 às 19h; Em São Paulo: Igreja Santo Inácio de Loiola - Rua França Pinto, 115, Vila Mariana / SP (a 600 mts da estação Ana Rosa do metrô) - Das 14h30 às 17h
  • Em NOSSA CAPELA, durante toda essa semana (05 a 11/10), participe do nosso Novenário em Honra a Padroeira do Brasil, N. Sra. Aparecida e rezemos neste intenção! Todos os dias haverá missa e a reza do Santo Terço às 18h30! Oremos pelos irmãos perseguidos!

"Mesmo quando a força das trevas parece prevalecer, 
quem acredita em Deus sabe que o mal e a morte não são a última palavra." 
(São João Paulo II)

Quem foi São Francisco, o "Pobrezinho de Assis"? Assista um vídeo de nosso pastor diocesano!

Abaixo, vídeo exibido na última sexta-feira na TV Delta, em Parnaíba, no quadro "A Cidade Medita". Neste, nosso bispo, Dom Alfredo Scháffler, fala sobre São Francisco! Assista!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CONVITE: Festa da Padroeira 2014! Participe!

CONVITE

Outubro na Igreja inteira é chamado de “Mês Missionário” e de “Mês do Rosário”; para nós, brasileiros, é também o mês da Senhora Aparecida! E, neste ano, em comunhão com o papa Francisco e bispos reunidos em Roma para a III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, queremos rezar em nosso tradicional novenário, por nossas famílias!
Vivemos numa mudança de época, onde valores ético-morais e cristãos têm sido desvalorizados em muitos lares! Isso já observava, em 1981, o papa João Paulo II, recentemente canonizado, quando escreveu que “a família nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura”. Com estas palavras, o santo papa observava como a perda do sentido do compromisso ou do amor que se percebe em alguns ambientes, embaçou progressivamente o valor, a natureza e a missão da família, provocando a desorientação de muitas pessoas. Dessa forma, vemos que nossas famílias precisam de uma nova evangelização!
Partindo disso, escolhemos como tema deste novenário: “Mãe Aparecida, ensina-nos a evangelizar com alegria nossas famílias!” e como lema: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24, 15)
Assim, como sempre, com grande alegria queremos convidar você, sua família (seu grupo e sua comunidade) a participar do Novenário em honra da Santa Mãe de Deus e Nossa, A Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil e de nossa comunidade, a realizar-se no período de 3 a 12 de outubro de 2014.

Participe! Venha rezar conosco!
A Coordenação.

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO: