domingo, 28 de setembro de 2014

Fiéis celebram o Dia da Bíblia 2014

Na noite de hoje, na celebração da Santa Missa (formulário do 26º Domingo do Tempo Comum), numa capela cheia de fiéis celebramos o "Dia da Bíblia 2014". O presidente da celebração, Pe. João Maria, ao longo da celebração exortou os irmãos a sempre fazerem uso das Sagradas Escrituras, não apenas as exporem numa estante da sala, mas procurarem tempo de lê-las diariamente e buscar sempre praticar a Palavra de Deus todos os dias e em todos os lugares! 
Com essa celebração, encerramos também o Mês da Bíblia na Comunidade. Na semana passada, as famílias de Dona Soledade, Isabel Severiano, Teresa Ribeiro e Do Carmo Miranda sediaram em suas casas, um estudo bíblico sobre os temas principais narrados pelo evangelista Mateus.
Mas, por que um "mês da bíblia"?
Para nós católicos brasileiros setembro é o mês dedicado à Bíblia oficialmente desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o “Dia da Bíblia” no último domingo desse mês. 
No dia 30 de setembro a Igreja Católica recorda a memória de São Jerônimo (+ 340; † 420) que foi um grande biblista e responsável pela tradução da Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. 
Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas! A Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.
Nesse mês da Bíblia, de modo especial, somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que têm tanto a nos revelar e instruir.
Confira imagens da celebração:
  • Não consegue ver as imagens acima? Clique AQUI.
Que São Jerônimo nos ajude a estudar e amar as Sagradas Escrituras e que a Virgem Maria, a Senhora da Escuta, nos ajude a escutarmos e pormos em práticas as palavras de Jesus.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Brasil tem patronos dos Catequistas e dos Químicos

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé confirmou São José de Anchieta (Cf. Decreto) como patrono dos catequistas do Brasil e o beato Francisco de Paula Castelló i Aleu  (Cf. Decreto) como patrono dos profissionais Químicos do Brasil. A decisão foi tomada atendendo ao pedido do Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, feito em julho de 2013.
Dom Damasceno alegou em sua solicitação a “veneração fervorosa e contínua” dada pelo clero e dioceses do país ao santo que “se dedicou ao ensino e à transmissão da catequese no território brasileiro” e ao bem-aventurado “que não hesitou doar a sua vida totalmente a Cristo”.

São José de Anchieta

Canonizado pelo papa Francisco, no dia 03 de abril de 2014, o chamado Apóstolo do Brasil é considerado pelo presidente da CNBB um modelo evangelizador e missionário. “Nos ensinou que o Evangelho, ao ser anunciado, deve ser inculturado, levando em conta a cultura das pessoas ao qual se destina”, disse dom Damasceno na ocasião da canonização.
Natural de Tenerife, nas Ilhas de Canárias, na Espanha, Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534 e chegou ao Brasil em 1553. Foi responsável pela criação do colégio de Piratininga no dia 25 de janeiro de 1554, que deu origem à cidade de São Paulo.
No decorrer de sua vida, o santo passou por lugares como São Paulo, Espírito Santo e Bahia propagando os ensinamentos do Evangelho. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta, no Estado do Espírito Santo), em 9 de junho de 1597.

Beato Francisco de Paula Castelló i Aleu

Francês da cidade de Alicante, o beato nasceu em 19 de abril de 1914. Considerado mártir, Francisco Castelló foi condenado à morte por não negar sua fé católica. Em 1936, diante de um Tribunal Popular, respondia às perguntas dizendo com firmeza: “Sim, sou católico”. A relação com os químicos surge de sua formação em Química pela Universidade de Oviedo, no Principado de Astúrias, na Espanha.
Francisco de Paula Castelló i Aleu atuou em sua vida religiosa com pobres e trabalhadores. Faltando algumas horas para ser fuzilado, o beato escreveu uma carta a um amigo, padre Galán, entregando o seu “pobre testamento intelectual”, no qual havia um projeto de “compressor de amoníaco”.
São João Paulo II foi o responsável pela sua beatificação, em 11 de março de 2001. Em sua homilia, ressaltou o testemunho de mártir. “Ofereceu a sua juventude em sacrifício de amor a Deus e aos irmãos”, disse João Paulo II.
Mais informações sobre esse beato, acesse: http://www.franciscocastello.com.br/

Fonte: CNBB (Com adaptações)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Todas as "Nossas Senhoras" são Maria, Mãe de Jesus?

Abaixo, leia uma breve, mas excepcional, catequese sobre as "Nossas Senhoras". Muito bom!

Os muitos nomes e faces de uma só Mãe do Céu

francisco_fatimaDia desses Alexandre (O Catequista) e eu estávamos participando de um encontro do de jovens, o JOLEO, numa escola que fica aos pés da famosa Igreja de Nossa Senhora da Penha. Na abertura, um dos organizadores dedicou o evento a Nossa Senhora de Fátima. Ao ouvir isso, eu comentei com os amigos próximos:
– Como assim?! Nossa Senhora da Penha vai ficar chateada!
Eu estava de zoeira, é claro! Virgem “da Penha” e Virgem “de Fátima” são apenas modos diferentes de chamar a mesma Mãe de Deus.
E não é só com Maria de Nazaré que isso acontece: uma mesma pessoa pode ser conhecida por diversos nomes, que variam muito em função de cada um dos grupos com os quais ela se relaciona. Tais nomes, muitas vezes, surgiram de episódios marcantes da sua vida.
Vamos tomar o exemplo de uma pessoa comum, um sujeito fictício. Gustavo Larusso é o seu nome, porém…
…seus familiares o chamam de Kiko, pois seu sonho quando criança era ter uma bola quadrada;
…os colegas de trabalho o conhecem como Dr. Larusso;
…os companheiros de pelada o chamam de Tavinho Caolho (a pontaria dele não é das melhores);
…os ex-colegas da escola o chamam de Guga CDF, pois ele era os mais estudioso da turma.
Entenderam? Vejamos agora como surgiram alguns dos títulos de Nossa Senhora.

Episódios da vida de Maria

Pietá
Para fazer memória de determinados acontecimentos da vida de Maria, o povo a chama por algum nome relacionado a esses acontecimentos. Exemplos:
  • Nossa Senhora da Imaculada Conceição – título que lembra que a Virgem foi preservada do pecado original desde o primeiro momento de sua existência (a sua “conceição”, ou concepção).
  • Nossa Senhora do Leite – lembra que a Mãe não só foi digna gestar, mas também de amamentar o Filho de Deus;
  • Nossa Senhora das Dores – lembra que a Virgem sofreu com a Paixão e Morte de seu Filho, conforme a profecia de Simeão;
  • Nossa Senhora da Piedade – lembra o momento de profunda dor da Mãe com Jesus morto em seus braços; a imagem mais famosa dessa devoção é a fabulosa escultura “Pietá”, de Michelangelo (foto acima).
Aparições marianas

Muitos títulos de Nossa Senhora tiveram origem em suas aparições milagrosas. Então, o seu nome faz referência à aparição da Virgem em determinado local, em determinado tempo e trazendo uma determinada mensagem. Exemplos: Nossa Senhora de Lourdes [França], de Fátima [Portugal], de Garabandal [Espanha], de Kibeho [Ruanda], de Akita [Japão] etc.

Imagens milagrosas

N. Sra. da Conceição "Aparecida"
Alguns ícones ou esculturas da Virgem Maria são especiais pelos eventos históricos ou milagrosos que a cercaram. É o caso de Nossa Senhora Aparecida: ao jogar as redes no Rio Paraíba, alguns pescadores encontraram a cabeça e, depois, o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O povo passou a chamar a imagem que “apareceu” de Nossa Senhora da Imaculada ConceiçãoAparecida!

Comentários de santos

Os escritos de santos sobre a Santa Virgem por vezes inspiraram o surgimento de títulos marianos. Esse é o caso da devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
Em 1700, o artista alemão Johann Schmidtner se propôs a pintar uma imagem da Virgem. Resolveu tirar a sua inspiração de Apocalipse 12,1 – que cita a mulher com a lua embaixo de seus pés – e de um escrito de um padre da igreja primitiva, Santo Ireneu de Lyon: “O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria; aquilo que a virgem Eva atara com a sua incredulidade, desatou-o a virgem Maria com a sua fé”.
A pintura de Schmidtner ficou tão bela, digna e inspiradora, que acabou por dar origem e popularizar o título de Maria “Desatadora dos Nós”. Muito afeiçoado a essa devoção mariana, o Papa Francisco falou sobre ela em 2013 (veja aqui).

Uma mãe de muitos nomes, e também de muitos rostos

Bem sabemos que a Jesus e Sua Mãe eram judeus. Sendo assim, seus traços físicos seguiam as características próprias desse povo.
Porém, quando os artesãos e artistas de todos e tempos e lugares produzem uma imagem de Jesus ou de Sua Mãe Santíssima, é natural que façam isso de acordo com a sua cultura. Assim, os artistas europeus produziram lindas Madonnas de pele e olhos claros; os povos orientais, por sua vez, pintaram Jesus e Maria de olhos puxados, com trajes típicos do Oriente; e até mesmo a imagem da Virgem de Guadalupe (que não foi feita por mãos humanas) nos mostra uma bela Senhora mestiça, com traços europeus e indígenas.
Essa variação nos traços, cor da pele, cabelos e vestimenta é muito positiva, e faz parte do processo de inculturação da fé.
Seja qual for o título com o qual a chamemos, o importante é que façamos parte do povo que cumpre a PROFECIA BÍBLICA, registrada na oração do Magnificat: “me proclamarão bem-aventurada todas as gerações” (Lc 1, 48).

Fonte:  A Catequista | 24/09/2014

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Eleições 2014: Leia a cartilha dos bispos do Piauí

"Voto não tem preço, tem consequências!" Visualize e leia abaixo uma cartilha preparada pelo Regional Nordeste IV da CNBB sobre as Eleições 2014! 


Compartilhe!

domingo, 21 de setembro de 2014

Mais uma reforma: porque "acolher bem, também é evangelizar"!

Passados exatos 4 anos, nossa capela volta ser pintada em preparação para a Festa de Nossa Padroeira que se aproxima de 3 a 12 de outubro! (Cf. Nota 1 Nota 2)
Agora, além das paredes internas e externas e portas, todos nossos bancos receberam pinturas e foram também pintados os portões do terraço, que foram recentemente instalados (Cf. Nota 3)
Nesta reforma, foi tirado um "altar de canto" da parede do presbitério - onde ficava a imagem de S. Francisco! - pois desde setembro/2013 não era mais usado, devido a instalação de altares nas paredes laterais.
Além disso, neste ano se investiu na colocação de molduras em gesso nos altares de Nossa Senhora Aparecida e de São José.
Expressamos aqui, nossa gratidão aos que doaram tintas e aos que colaboraram em nosso "livro de ouro" para tal objetivo! Deus os recompense!
Nosso agradecimento também ao Sr. Elissandro e seu irmão que fizeram as pinturas e também ao Sr. Severiano que além de "meter a mão na massa" deu importantes sugestões para o êxito desta reforma pré-festejo!
Venha nos visitar e veja como ficou bela nossa capela!

sábado, 20 de setembro de 2014

Irmãos visitam a Comunidade São Vicente de Paulo na festa do padroeiro/2014

Na noite de ontem, 19, muitos irmãos de nossa comunidade, foram à pé participar do 2º dia da Novena em preparação para a Festa de São Vicente de Paulo, no bairro de mesmo nome! 
Chegando à capela foram bem acolhidos pelos jovens daquela comunidade e pela coordenação local. Houve a celebração da Santa Missa que foi presidida, à pedido de nosso pároco, pelo Pe. Francenilson Holanda, pároco na cidade de Santa Cruz dos Milagres (Arquidiocese de Teresina), que está de visita a nossa cidade. 
Partindo da 1ª leitura do dia (I Cor 5,12-20), Pe. Francenilson usando de uma linguagem clara e bem exemplificada tratou didaticamente da presença ressuscitada do Senhor Jesus em nosso meio. Todos os fiéis sentiram-se agraciados e motivados a crer ainda mais no Senhor e nos milagres alcançados pela intercessão dos seus santos!
  • Não consegue ver as imagens acima? Acesse-as, aqui.
Para conferir a programação completa dessa festa, acesse-a no blog de nossa paróquia, AQUI.
Parabéns à Comunidade São Vicente de Paulo pela organização do Novenário! Tenham todos um bom êxito em vossa missão!

OBS.: Temos algo a lamentar e reivindicar como cidadãos parnaibanos: para visitarmos aquela Comunidade, tivemos que andar por vários quilômetros no escuro, pois a via de acesso àquele bairro - a Rua José Mendes Mourão - não tem iluminação pública! Essa rua, agora está sendo asfaltada pelo Governo do Estado, mas só isso não basta! Que São Vicente de Paulo, sensibilize e ajude o poder público municipal a investir nessa área, que trará mais segurança ao bairro e também favorecerá o direito constitucional de ir e vir dos cidadãos!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Irmãos visitam pela 1ª vez a Comunidade Rancharia

Desde o dia 12 de setembro a Comunidade Rancharia, localizada na zona rural de Parnaíba vem homenageando o seu titular, Nosso Senhor Jesus, o Bom Pastor!
Ontem, devido aos procedimentos de pintura de bancos, paredes e portas que estamos realizando em nossa capela em vista da Festa de nossa Padroeira, não realizamos nossa habitual novena a N. Sra. do Perpétuo Socorro e, isso favoreceu, a nossa primeira visita àquela comunidade em festa! 
Ao chegarmos à Rancharia, encontramos a capela, bem como um lado da estrada de acesso ao lugar, sem energia elétrica... Segundo moradores, desde às 17h a ELETROBRAS vinha realizando um serviço naquela região, mas graças à caridade dos vizinhos e conhecimentos técnicos de um morador da comunidade, organizou-se várias extensões e assim conseguiu-se iluminar a capela para realizamos a 7ª novena. 
  • Não consegue ver as imagens acima? Acesse-as AQUI.
Não havendo missa, representantes das comunidades visitantes, Broder Ville, Pilocarpina e Cândido Athayde organizaram e fizeram uma Celebração da Palavra, cuja presidência e pregação ficou sob a responsabilidade do catequista Hermerson Saulo, coordenador de nossa comunidade!
Os irmãos gostaram muito de conhecer essa outra realidade de nossa paróquia! Rancharia é uma comunidade que precisa ainda muito ser beneficiada por políticas públicas honestas!
Confira a programação completa da festa do Bom Pastor, no blog de nossa paróquia, clicando, aqui.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Familiares e irmãos da Comunidade celebram 1º mês da páscoa de Dona Dolores

Na noite da última sexta-feira, 5, familiares e amigos de nossa irmã, Maria Dolores do Val Ribeiro, participaram da Santa Missa por ocasião do 1º mês de sua páscoa definitiva A celebração foi presidida por nosso pároco, Pe. Vicente e a Liturgia da Palavra foi feita por familiares de Dona Dolores. Ao final da Missa, a neta, Miquelyna fez uma linda homenagem à avozinha!
  • Não consegue ver as imagens acima? Acesse-as, AQUI.
Que Deus conforte a todos seus familiares e amigos e que Dona Dolores lá do Céu, vele por todos nós desta comunidade!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Declaração dos Bispos do Piauí sobre as eleições 2014

01. Nós, bispos católicos do Piauí, Regional Nordeste IV da CNBB, reunidos em Aparecida–SP, no contexto da 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nos dirigimos ao Povo de Deus de nossas Igrejas Diocesanas e a todas as pessoas de boa vontade para expressar nossas reflexões a respeito das eleições de 2014.
02. Reafirmando nossas declarações e pronunciamentos sobre os processos eleitorais de 2010 e de 2012, chamamos a atenção especialmente dos fiéis católicos sobre a responsabilidade de cada um em participar de forma consciente e ativa na escolha dos nossos representantes, valorizando a política como espaço privilegiado de exercício da cidadania, da construção de consensos e de consolidação da democracia. Longe de demonizar a política e o processo eleitoral, o cristão deve nele participar, como eleitores ou como candidatos, apresentando propostas que visem a superação da exclusão social e das situações de injustiças em vista da construção de uma sociedade democrática, justa e solidária.
03. Estas eleições se revestem de um significado especial para a sociedade brasileira, pois iremos eleger presidente da república, governador do estado, deputados e senadores. Oportunidade que deve ser valorizada para debater os problemas regionais e a partir deles pensar o estado e o país que queremos construir.
04. Entre as urgências do nosso estado, destacamos a necessidade de políticas voltadas para a regionalização do serviço público qualificado de saúde e de educação; escolas técnicas que atendam a vocação de cada região e ensino superior de excelência com ofertas de vários cursos que deem aos jovens alternativas de permanecerem em seus próprios locais de origem; geração de oportunidades de trabalho e de renda capazes de evitar o êxodo juvenil; segurança pública integradas com iniciativas que promovam a vida e a integridade, especialmente, dos mais jovens e vulneráveis. Frente ao quadro cíclico de seca que assola o semiárido piauiense, reafirmamos a urgência de estabelecer ações que possibilitem a convivência com o semiárido com definição e aceleração de políticas institucionais permanentes que garantam segurança hídrica e alimentar, incentivando o uso de tecnologias adaptadas à realidade climática da região para captação, armazenamento e distribuição das águas das chuvas.
05. Resgatando a mensagem advinda das ruas nas grandes manifestações ocorridas no país em junho e em julho de 2013, é necessário levantar o debate sobre a reforma política que mude o modo como são conduzidas as eleições liberando-as da dominação do poder econômico que favorece a corrupção, esvazia a força do voto e cria desigualdades de disputa nos pleitos eleitorais.
06. É importante assegurar, através do voto, as conquistas sociais obtidas pelo nosso povo e apoiar candidatos com ficha limpa, comprometidos com a ética, o direito, a justiça e com os anseios populares de transformação social e das profundas desigualdades estruturais que secularmente predominam em nossas regiões e em nosso país.
07. Conclamamos os cristãos a participarem com espírito evangélico da ação política, evitando que essa se torne uma coisa “suja”, pois, como afirma o Papa Francisco, “a política, tão desacreditada, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum”. Por isso, cada um de nós deve se perguntar o que pode fazer para contribuir no processo eleitoral e criar mecanismos de acompanhamento que vão além das urnas exigindo dos eleitos que cumpram com responsabilidade a representação que lhes fora delegada pelo povo.
08. Nessa hora tão importante na história do povo brasileiro, relembramos as palavras do Papa Francisco, para que o Senhor “nos conceda mais políticos, que tenham verdadeiramente a peito a sociedade, o povo, a vida dos pobres” e que, a partir de uma abertura à transcendência, se forme uma nova mentalidade política e econômica que ajude a superar a dicotomia absoluta entre a economia e o bem comum social.
Que Nossa Senhora Aparecida interceda por todo o povo do Piauí.

Fonte: CNBB - NE IV

Irmãos visitam a Comunidade Cândido Athayde na festa de sua padroeira-2014

Desde 29 de agosto a Comunidade Cândido Athayde vem festejando sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Na terça-feira passada, 2 de setembro, foi a nossa vez de visitarmos aquela comunidade! Confira a programação completa dessa festa, no blog de nossa paróquia, clicando, aqui.
Confira algumas imagens:
  • Não consegues ver as imagens acima? Clique AQUI.
Ficamos muito gratos pelo convite e esperamos os irmãos daquela comunidade em nossa festa da padroeira a inciar-se em 3 de outubro!!
Viva a Mãe de Jesus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Macapá foi a primeira capital a receber a Imagem do jubileu de 300 anos

A Igreja de todo o Brasil se une ao Santuário Nacional na preparação para o jubileu de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul (1717-2017). E todos os fiéis da Mãe Aparecida terão a oportunidade de participar das comemorações pelos “300 anos de bênçãos”.
Além de enviar a Imagem peregrina a diversas arqui(dioceses) durante as Celebrações Eucarísticas, os Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. A primeira a receber a visita da Mãe foi Macapá, capital do Amapá, no extremo norte do Brasil. Ela foi enviada durante a Santa Missa das 9h00 da quarta-feira, 27, e chegou em Amapá no sábado, dia 30 de agosto.

Coroa para o Jubileu - De todas as capitais será colhido um pedaço de terra, que será acondicionada em uma ampola de vidro com o nome do Estado. Ao final da peregrinação, as terras serão unidas para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida, a ser lançada no ano do tricentenário.
Ampola de vidro para colher a terra de cada Estado da Federação.
Foto de: A12.com

Fonte: A12.com (Adaptado)

Comunidade celebra o Dia do Catequista-2014!

Na noite de ontem, 31 de agosto, encerramento do Mês Vocacional, muitos irmãos participaram da Celebração da Palavra Deus do 22º Domingo do Tempo Comum, quando na ocasião refletiram sobre os desafios e às condições para seguir Cristo fielmente: se deixar seduzir por ele (Jr 20, 7-9), não se conformar com o mundo, mas transformá-lo  (Rm 12, 1-2) e, assumir a cruz todos os dias (Mt 16, 21-27)!
  • Não consegue ver as imagens acima? Acesse-as, AQUI.
Na celebração, presidida pelo ministro e catequista Hermerson Saulo, rezou-se por todas as vocações e de modo especial pela vocação do catequista, chamado pelo Senhor a semear a Palavra de Deus no coração de tantas pessoas e num mundo cheio de opiniões diversas e muitas vezes em contradição à essa Palavra!
Ao final da celebração os catequistas serviram um bolo a todos os presentes! Nesta data nosso irmão, Raimundo Amaral (Seu Mestrim) estava aniversariando e na ocasião cantamos parabéns para ele também!
Salientamos também que nossos catequistas participaram nesse mesmo dia a uma homenagem na Matriz Paroquial, confira nota, AQUI.
Nossa gratidão ao trabalho de todos nossos catequistas! 
Deus sempre os recompensem! Que São José de Anchieta e N. Sra. Aparecida, catequistas do povo brasileiro, intercedam por todos vós!