domingo, 28 de setembro de 2014

Fiéis celebram o Dia da Bíblia 2014

Na noite de hoje, na celebração da Santa Missa (formulário do 26º Domingo do Tempo Comum), numa capela cheia de fiéis celebramos o "Dia da Bíblia 2014". O presidente da celebração, Pe. João Maria, ao longo da celebração exortou os irmãos a sempre fazerem uso das Sagradas Escrituras, não apenas as exporem numa estante da sala, mas procurarem tempo de lê-las diariamente e buscar sempre praticar a Palavra de Deus todos os dias e em todos os lugares! 
Com essa celebração, encerramos também o Mês da Bíblia na Comunidade. Na semana passada, as famílias de Dona Soledade, Isabel Severiano, Teresa Ribeiro e Do Carmo Miranda sediaram em suas casas, um estudo bíblico sobre os temas principais narrados pelo evangelista Mateus.
Mas, por que um "mês da bíblia"?
Para nós católicos brasileiros setembro é o mês dedicado à Bíblia oficialmente desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o “Dia da Bíblia” no último domingo desse mês. 
No dia 30 de setembro a Igreja Católica recorda a memória de São Jerônimo (+ 340; † 420) que foi um grande biblista e responsável pela tradução da Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. 
Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas! A Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.
Nesse mês da Bíblia, de modo especial, somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que têm tanto a nos revelar e instruir.
Confira imagens da celebração:
  • Não consegue ver as imagens acima? Clique AQUI.
Que São Jerônimo nos ajude a estudar e amar as Sagradas Escrituras e que a Virgem Maria, a Senhora da Escuta, nos ajude a escutarmos e pormos em práticas as palavras de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário