quinta-feira, 5 de abril de 2012

Santa Missa Crismal na Diocese de Parnaíba

Dom Alfredo e o Presbitério da Diocese de Parnaíba
(reunidos no salão paroquial da Catedral)
Pe. Francisco Pinto,
Capelão da Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba
e Dom Rufino,
bispo-emérito de Parnaíba
No final da tarde da última Terça-feira Santa (03/04), na catedral de N. Sra. Mãe da Divina Graça, sede da Diocese de Parnaíba o senhor bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler e seu presbitério (todos os padres) reuniram-se em concelebração eucarística para rezarem a Santa Missa da Unidade ou Santa Missa Crismal (Missa do Crisma), ou ainda, Missa dos Santos Óleos. Essa missa deve acontecer na Quinta-feira Santa, dia em que recordamos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio do novo testamento, mas por licença da Santa Sé, essa missa acontece em nossa diocese, normalmente, na terça-feira santa!
Antes da Missa, nossos padres passaram o dia em retiro no Centro de Pastoral Sagrada Família. Pregador foi  o padre Wellistony, que é da Arquidiocese de Teresina.
Diác. Luiz Gomes apresentando o óleo dos enfermos,
Diác. Francisco José, o Santo Crisma,
Diác. Leonel , o óleo dos catecúmenos,
ao senhor bispo diocesano.
Santos Óleos (na Sacristia da Catedral):
Verde - óleo dos Catecúmenos;
Roxo - óleo dos Enfermos; e,
Branco - Santo Crisma
Na Santa Missa, após a proclamação das leituras e homilia do senhor bispo, aconteceu o Rito de Renovações das Promessas Sacerdotais, na oportunidade em que os padres da diocese manifestam sua fidelidade e unidade a Cristo e à Igreja, na pessoa do bispo diocesano. Após esse rito, os diáconos Francisco José, Luís Gomes e Leonel apresentaram os óleos que serão usados nos sacramentos do Batismo (óleo dos catecúmenos), na Unção dos Enfermos (óleo dos enfermos), na Confirmação e Ordenações Sacerdotais (óleo do Santo Crisma) ao longo desse ano! Ao final da missa Dom Alfredo anunciou a ordenação sacerdotal do Diác. Leonel (Jesuíta) que será em julho próximo e manifestou seu desejo de ordenar os outros diáconos ainda este ano! Rezemos para isso!
Ao final da Oração Eucarística I ou do Cânon Romano, conforme o Pontifical Romano, o senhor bispo abençoou o óleo dos enfermos, usando a seguinte fórmula:

Dom Alfredo abençoando
o óleo do enfermos
Ó Deus, Pai de toda consolação, que pelo Vosso Filho quisestes curar os males dos enfermos, atendei à oração de nossa Fé: enviai do céu o Vosso Espírito Santo Parácliro sobre este óleo generoso, que por Vossa bondade a Oliveira nos fornece para alívio do corpo, a fim de que pela Vossa santa  X  bênção, seja para todos que com ele forem ungidos, proteção do corpo, da alma e do espírito, libertando-os de toda dor, toda fraqueza e enfermidade. Dignai-vos abençoar para nós, ó Pai, o Vosso óleo santo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

E, após a oração pós-comunhão abençoou o óleo dos catecúmenos, com as seguintes palavras:

Ó Deus, força e proteção do Vosso povo, que fizestes do óleo, Vossa criatura, sinal de fortaleza: dignai-Vos abençoar  X  este óleo, e concedei o dom da força, aos catecúmenos que com ele forem ungidos; para que, recebendo a sabedoria e virtude divinas, compreendam mais profundamente o Evangelho do Vosso Cristo, sejam generosos no cumprimento dos deveres cristãos e, dignos da adoção filial, alegrem-se por terem renascido e viverem em Vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.

E, em seguida consagrou o Santo Crisma (que já estava preparado, misturado com perfume), com esta belíssima fórmula:

Meus irmãos e minhas irmãs, roguemos a Deus Pai todo–poderoso que abençoe e santifique este crisma para que recebam uma unção interior e tornem-se dignos da divina redenção os que forem ungidos em suas frontes.
(O bispo sopra sobre o vaso do crisma)
Ó Deus, autor de todo crescimento e todo progresso espiritual, recebei com bondade a homenagem que a Igreja, pela nossa voz, vem prestar-vos com alegria.
Fizestes no princípio que a terra produzisse árvores frutíferas, e entre elas a oliveira, cujos frutos fornecem este óleo tão rico com que se prepara o santo crisma.
E Davi, antevendo com espírito profético os sacramentos da vossa graça, cantou a nossa alegria ao sermos ungidos pelo óleo.
Nas águas do dilúvio, ao serem lavados os pecados do mundo, uma pomba anunciou a paz restituída à terra, trazendo um ramo de oliveira, imagem do futuro dom, que agora se manifesta claramente, pois, apagada toda mancha de culpa pelas águas do Batismo,esta unção de óleo nos traz às nossas faces a serenidade e a alegria.
Também mandastes que vosso servo Moisés, pela infusão deste óleo, constituísse sacerdote seu irmão Aarão, já purificado pela água.
E a tudo isso se acrescenta honra ainda mais alta quando nosso Senhor Jesus Cristo,vosso Filho, exigindo que João o batizasse nas águas do Jordão, e sendo-lhe enviado o Espírito Santo sob a forma de uma pomba, proclamastes pelo testemunho de uma voz que em vosso Filho Unigênito estava todo o vosso amor e claramente confirmastes ser ele por excelência o Ungido com o óleo de alegria, anunciado pelo profeta Davi.
(Todos os concelebrantes estendem a mão direita em direção ao crisma)
Por isso, nós vos suplicamos, ó Pai, que santifiqueis este óleo com a vossa X bênção. Infundi-lhe a força do Espírito Santo, pelo poder de vosso Cristo, que deu o seu nome ao santo crisma, com o qual ungistes vossos sacerdotes e reis, vossos profetas e mártires.
Fazei que este óleo do crisma seja sacramento de perfeita salvação e vida para os que vão ser renovados nas águas do Batismo.
Santificados por essa unção, e sanada a corrupção original, tornem-se templo da vossa glória e manifestem a integridade de uma vida santa.
Segundo disposição da vossa vontade, cumulados da honra de reis, sacerdotes de profetas, revistam-se de um dom incorruptível.
Para os que renascerem da água do Espírito, seja crisma de salvação, fazendo-os participantes da vida eterna e herdeiros da glória celeste. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Após a Bênção Final, Dom Alfredo apresentou a todos o resultado da Coleta da Solidariedade realizada no Domingo de Ramos, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que irá ajudar muitos projetos sociais na Diocese. A coordenação de campanhas da diocese estipulou para este ano arrecadar nessa Coleta o valor de R$ 60.000,00 e, de fato, por pouco não se atingiu essa meta! Obrigado a todos pela colaboração! Muitos serão ajudados em nossa diocese e nas demais dioceses do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário