domingo, 25 de setembro de 2011

FESTA DA PADROEIRA - 2011 - PROGRAMAÇÃO

Convite

Caríssimos irmãos e irmãs,
Com grande alegria convidamos você, sua família e sua comunidade a participar do Novenário em honra da Mãe de Deus, N. Sra. da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil e de nossa comunidade, a realizar-se no período de 02 a 12 de outubro de 2011.
Clique para conferir Programação
Obedientes ao mandato missionário de Cristo, “Ide e fazei discípulos meus todos os povos!” (Mt 28,19), estamos há 20 anos evangelizando os irmãos e irmãs do conjunto Broder Ville e adjacências. São 20 anos de muita missão, fraternidade e Solidariedade!
Sabendo que o Dízimo deve ser encarado como uma “obrigação de amor” a todo cristão católico pelos muitos dons que o Senhor nos concede a cada dia, o novenário deste ano visa fortalecer a Pastoral do Dízimo na comunidade e incentivar mais fiéis dizimistas. Ninguém pode esquecer que um dos mandamentos da Igreja é justamente “Ajudar a Igreja em suas necessidades” (Cód. Dir. Can, 222).
Venha louvar o Senhor conosco, nas solenidades de Sua Mãe, a serem, este ano, meditadas sob o tema central: “Comunidade Nossa Senhora Aparecida, 20 anos de Missão e Partilha!” e lema: “Há mais felicidade em dar, do que em receber” (At 20, 35).
Alegra-nos poder contar com sua participação, para abrilhantar o nosso Novenário e o Dia da Festa.

Saudações fraternais,
A Coordenação.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
  • No dia 02/10, próximo Domingo - ABERTURA do Novenário com SANTA MISSA às 17h30min (e não mais às 18h - informação nos repassada hoje) seguida de Procissão Luminosa, recitação do Rosário e hasteamento da Bandeira;

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CARTA DA PRESIDÊNCIA DA CNBB SOBRE A JMJ-RIO-2013

“Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19). Com esta citação bíblica o Papa Bento XVI apresentou o lema da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Brasil e que terá seu momento alto em julho de 2013 no Rio de Janeiro. Este evento, criado por um Papa apaixonado pela juventude, João Paulo II, é de responsabilidade de toda a Igreja com todos os seus serviços, organismos e pastorais.
O pedido oficial para que o Brasil pudesse sediar esse evento foi feito pela CNBB em maio de 2007 no encontro do Papa com os jovens no Pacaembu, São Paulo. E o anúncio da aceitação foi realizado por Bento XVI no último dia 21 de agosto, por ocasião do encerramento da JMJ em Madri.

domingo, 18 de setembro de 2011

Festa de Nossa Padroeira-2011

No próximo dia 02 de outubro inicia a NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA – 2011.
Este ano celebramos as Duas Décadas de Evangelização de nossa comunidade. Além disso, reflitiremos sobre o Dízimo, por isso o tema e o lema de nossos Festejos foram assim instituídos em reunião do Conselho Comuninário:
TEMA: “Comunidade Nossa Senhora Aparecida, 20 anos de Missão e Partilha”;
LEMA: “Há mais felicidade em dar, do que em receber” (At 20, 35).

Nos próximos dias postaremos a PROGRAMAÇÃO completa da Festa.

domingo, 11 de setembro de 2011

Reunião de Catequese sobre o Dízimo-mirim

Na manhã de hoje o catequista H. Saulo, coordenador da Catequese na comunidade, se reuniu com as crianças e mães para falar sobre o Dízimo-mirim! Desde o ano passado fora implantado essa "campanha" sobre o dízimo na Catequese, no entanto, fracassou! 
Hoje deu-se mais este passo na concretização do dízimo-mirim! Deus ajude a tornar essas crianças mais conscientes da sua missão na Igreja! A intenção é que a cada semana as crianças juntem seus trocados e ao final do mês passem a devolver a Deus com o seu pouquinho o muito que Ele nos dá!
Se desde crianças elas aprendem a partilhar com a Igreja, que é nossa Casa, com certeza, elas se tornarão bons cidadãos, fraternos, solidários e bons cristãos!
Rezamos também para que os pais sigam o exemplo dos seus filhos e venham a torna-se dizimistas fiéis!
Ao final do encontro, cada um recebeu seu carnêzinho do dízimo!

sábado, 10 de setembro de 2011

1ª Comunhão de Jovens Crismandos

Roberto, Catequista H. Saulo e Evanildo
Hoje às 19h20min, na Matriz Paroquial de Fr. Galvão, no Cj. Joaz Souza, 32 crismandos da paróquia, dentre eles ROBERTO e EVANILDO (da Comunidade St. Teresinha, mas participa juntamente com sua prima Keilliane dos encontros de crisma aqui) receberam pela primeira vez o Santíssimo Sacramento da Eucaristia das mãos do nosso pároco, Pe. Vicente Gregório.
Parabéns aos novos convivas ao Banquete do Senhor Jesus!
Que, por meio da Eucaristia recebida, estes irmãos fiquem em eterna união com Deus, assim como diz São Paulo na Liturgia desse 24º Domingo do Tempo Comum: "Quer vivamos, quer morramos, pertecemos ao Senhor" (Rm 14, 8).
Participaram da Santa Missa, os familiares de Evanildo, a mãe de Roberto e o catequista Hermerson Saulo.

crismandos: Roberto, Keilliane e Evanildo
AMANHÃ, DOMINGO, HAVERÁ SANTA MISSA NA COMUNIDADE ÀS 17H30MIN! PARTICIPE!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Círculos Bíblicos

Nas sexta-feiras do mês de setembro, mês da bíblia, estaremos em nossa Capela realizando estudos sobre o livro do Êxodo! Refletiremos seguindo roteiro da Paulus, encontrado no site (Cf. link)
Participe do encontros, acontecerão às 19 horas! 
Cristo está presente nas Sagradas Escrituras! Venha encontrá-Lo!

Itinerário dos símbolos das JMJ pelo Brasil

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. Foi com essas palavras que o Beato João Paulo II entregou aos jovens em Roma, no dia 22 de abril de 1984, aquela que ficaria conhecida como Cruz da Jornada, ou Cruz dos Jovens. Desde então, ela começou a peregrinar mundo afora, sempre levada pela juventude. Em 2003 junto com ela passou a peregrinar também o Ícone de Nossa Senhora.
Mapa-peregrinacao
Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão peregrinar pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará pelos vizinhos do Cone Sul. Ao longo desse trajeto, os jovens terão a oportunidade de reavivar a fé e de sentir o gostinho do que será a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro.
A Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegam ao Brasil no dia 18 de setembro e serão recebidos em São Paulo com uma grande festa, o Bote Fé. A partir daí iniciam a peregrinação, que será concluída no Rio de Janeiro. A ideia é que os dois símbolos passem por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".
Depois do dia 18 de setembro, a Cruz e o Ícone vão peregrinar, até o dia 30 de outubro, pelas sete províncias eclesiásticas do Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo – o mais populoso do país e o que tem o maior número de dioceses, 50. Daí os símbolos seguem para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo, onde ficarão ao longo de todo o mês de novembro. No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3, composto pelos estados da Bahia e de Sergipe.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mês da Bíblia

Estamos em setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por São Jerônimo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa popular e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias. 
Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente, tão necessitado de sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).
A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.
Ao lê-la, não devemos nos esquecer que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas as palavras da Sagrada Escritura tem seu sentido definitivo Nele, porque é no mistério de sua morte e ressurreição que o plano de Deus para a nossa salvação se cumpre plenamente.
Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida - SP e presidente da CNBB

Fonte: CNBB 
A partir dessa exposição de Dom Damasceno, leia já a Bíblia! Pode acessá-la AQUI!

Dom Juarez, bispo de Oeiras fala sobre a JMJ-2011

Hoje, Dom Juarez Souza da Silva, bispo de Oeiras-PI, bsipo-referencial para a Pastoral da Juventude no regional da CNBB-NE IV, foi entrevistado pela Rádio Vaticano e fez um balanço sobre a Jornada Mundial da Juventude-2011 em Madri. Jornada esta, que contou com a presença de cerca de 15.000 brasileiros, dentre os quais, 112 eram piauienses.
Ouça a entrevista, AQUI! (É preciso ter o RealPlayer pra escutá-la!).
Quer ter notícias da diocese de Oeiras? Acesse aqui!