terça-feira, 30 de agosto de 2011

William Koppes comenta JMJ-2011 em Madri

Leia a seguir, o que escreveu o jovem que representou nossa diocese na Jornada da Juventude na capital espanhola: 
"Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por ter me dado a graça de participar de um evento tão grandioso para mim e de tamanha importância para nossa Igreja. Agradeço também a nossa Diocese em geral e ao nosso Bispo Dom Alfredo pela confiança que tiveram em me colocar como representante da Diocese nessa jornada.
A princípio fiquei com muito medo, pois é uma responsabilidade muito grande. No momento não sabia o que falar, pois creio que ainda não despertei deste maravilhoso sonho, mas uma coisa eu sei que me marcou muito: durante a vigília [20/08] foi lindíssimo ver quase três milhões de pessoas calarem diante do Santíssimo e saber que existe um sentido na vida, que é ser Igreja, ser Cristão, viver em Jesus
Para mim foi um momento de singular importância esse sentimento de pertença a uma Igreja que reflete o rosto de Jesus. Pensei muito em todos outros jovens que poderiam e gostariam de viver esse momento. Mesmo sem a presença material de tantos irmãos, todos que acreditamos somos jovens, enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé."
Willian Koppes
Fonte: Diocese de Parnaíba
Leia matéria relacionada aqui!

Que este jovem, agora confirmado na Fé, pelo Santo Padre, continue desempenhando bem seu trabalho missionário em nossa diocese!
Rezemos também pelo sucesso da próxima JMJ que será aqui no Brasil!
Jovens Brasileiros, participem!! 
Veja o site da JMJ-2013, clique aqui!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Festa da Padroeira de Parnaíba

Hoje, com uma carreata pelas principais ruas de Parnaíba, começou a Festa da Padroeira de nossa cidade e de nossa Diocese, N. SRA. MÃE DA DIVINA GRAÇA!
De 29 de agosto à 7 de setembro haverá novenas às 19h no largo da Matriz-Catedral, na Praça da Graça-Centro e no dia 8, dia da Festa, a 5ª Caminhada com Maria.
No dia 2 de setembro, a Paróquia de Frei Galvão é a responsável pela Liturgia! Participemos paroquianos de Fr. Galvão!

Participe! Que Maria, mãe de Cristo, a graça das garças e nossa mãezinha vele sempre por nós!!

Leia o convite do festejo publicado no blog da Catedral:
"Maria, Mãe discípula e missionária". Com este tema queremos celebrar mais uma Festa em honra a Nossa Senhora, Mãe da Divina Graça, padroeira desta paróquia,cidade e Diocese de Parnaíba. Descobrindo e valorizando a presença materna de Maria em nosso cotidiano, aprendendo Dela sua atitude de escuta atenta e entrega obediente a voz do Senhor e imitando-a em seu ardor missionário que a fez sair apressadamente para levar a Boa Nova do Evangelho aos demais.
Escolhemos também como lema: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2,5), são palavras retiradas das Sagradas Escrituras. Nossa Senhora como Mãe nos aconselha a confiar no seu amado Filho e Senhor Nosso Jesus Cristo.
Venha celebrar conosco, de 29 de agosto a 08 de setembro de 2011,esta grande Festa!
Ficaremos alegres com a sua presença e de toda a sua família!!
Nossa Senhora, Mãe da Divina Graça, rogai por nós!
Abraços fraternos,

Dom Alfredo Scháfller (Bispo Diocesano)
Dom Joaquim Rufino (Bispo Emérito)
Padre Antonio Soares (Pároco)
Padre Marcos Francisco
Padre Eduardo Furtado
Conselho Pastoral Paroquial

Dia de Festa: Investidura de nossos primeiros coroinhas e celebração do sagrado matrimônio

Ontem, foi dia de grandes festas!!! Festa para nossa comunidade cristã, festa para as famílias! Festa para os neo-coroinhas, festa para o mais novo casal da comunidade!
Na Santa Missa, que iniciou às 19h15, foram instituídos, após a homilia proferida pelo nosso pároco, Pe. Vicente Gregório, o primeiro grupo de coroinhas da comunidade. Compõe o grupo nove coroinhas: Arthur Alvino, Heitor Evandro (irmãos), Vitória Régia, João Vitor (irmãos), Emerson José, Érika Iracir (irmãos), Francisco Daniel, Laís Stéfane e Kauanny. 
Também, após a homilia fizeram os votos e receberam a bênção matrimonial, o casal: Sr. Jailson e Sra. Alcione! Seus filhos, Jailton e Jordan foram os pajens! Após 16 anos de vida conjugal irregular diante de Deus, ontem fizeram seus votos de união perpétua!
Parabéns, a estes irmãos que ouviram o chamado de Deus para a vida familiar alicerçada no matrimônio e às crianças e aos adolescentes que irão servir sempre o Senhor nas ações litúrgicas da comunidade!
Ontem, comemorava-se ainda o Dia Nacional do/a Catequista, irmãos tão importantes e necessários para a construção de uma comunidade!
Ao final da missa, cantou-se os parabéns, aos aniversariantes do mês, aos/as catequistas, aos noivos e aos neo-coroinhas!
Acompanhe fotos dessa Grande Festa!!! (ainda em construção!)


 

sábado, 27 de agosto de 2011

Encontro com Crismandos e Famílias

Hoje, das 19h às 20h, os catequistas Hermerson Saulo e Dona Rosa se reuniram com os/as crismandos/as para mais um encontro habitual de sábado, todavia com a presença também dos seus familiares e padrinhos/madrinhas. 
A reunião objetivou colocar os pais e padrinhos à par dos compromissos que os filhos e afilhados assumirão a partir da recepção do sacramento da Crisma que será no dia 16 de outubro próximo na matriz de Fr. Galvão, no Conj. Joaz Souza e informar o que será necessário para a cerimônia acontecer, como p.ex. compra de kit (blusa, crachá, livreto, vela) e a espórtula ao Sr. Bispo.
Quase todos os crismandos compareceram, mas os que não foram, os pais/padrinhso foram. Fez-se presente um grupo de aproximadamente 60 pessoas e ao final, os catequistas juntamente com o crismando, Sr. Valmir, ofereceram um lanche aos presentes - salgados com refrigerante.
Rezemos para que os crismandos tenham feito boas escolhas de padrinhos e que crismandos, pais e padrinhos sejam apóstolos do Reino de Deus!

Amanhã, último domingo de agosto, é Dia do Catequista!! Que Deus abeneçoe a todos esses/as irmãos e irmãs que se dedicam a anunciar a Palavra do Senhor a tantos irmãos e irmãs! Parabéns, Catequistas!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

JMJ do BRASIL já tem TEMA

Ontem, na audiência habitual das quartas-feiras, em Castel Gandolfo, residência de férias dos Santos Pontífices, o papa Bento XVI anunciou o tema da próxima Jornada mundial da Juventude que acontecerá em julho/2013 no Rio de Janeiro, eis o tema: “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28, 19a). 
Este tema é também o mesmo das Santas Missões Populares que acontecem em nossa diocese. A jornada acontecerá justamente no ano de encerramento proposto pelo Projeto Nacional de Evangelização "O Brasil na Missão Continental"! 
Que o papa Bento XVI que nos convidou em Aparecida-SP, em maio de 2007 à evangelizar o continente latino-americano, que ele esteja presente para ver os frutos de nossa missão pós-Aparecida, no ano de 2013! E continue a conclamar os jovens a serem discípulos-missionários de Jesus! Amém!
Leia a mensagem do arcebispo do Rio de Janeiro sobre a JMJ do Brasil:

O PAPA E A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ACONTECE NO PRÓXIMO DOMINGO!!!

Convidados os irmãos e irmãs para participarem no próximo domingo, dia 28, no Brasil, dia dedicado à oração pelos ministérios a serviço na comunidade,  da Missa às 19, na ocasião em que se terá a Cerimônia da Instituição  de novos Coroinhas para a Paróquia Fr. Galvão (investitudura às funções de coroinhas) em nossa comunidade. Estes estavam sendo formados pelo Ministro Ex. da Sg. Comunhão, Sr. Alvino. 
Na mesma missa assitiremos à Celebração do Matrimônio Cristão do Sr. Jailson e Sra. Alcione, que após 16 anos de união, estão agora perante Deus e da Comunidade, assumindo os compromissos matrimoniais!
Que Deus abençoe os noivos e aos novos coroinhas a fim de serem fiéis às suas vocações! Que a Virgem Maria, Senhora Aparecida vele por todos! Amém!

PARTICIPE!! VENHA FESTEJAR CONOSCO ESSES ACONTECIMENTOS!

SÃO PAULO RECEBERÁ CRUZ DA JMJ EM SETEMBRO

No próximo dia 18 de setembro, o Brasil recebe a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro em 2013, conforme anunciou oficialmente o papa Bento XVI ao encerrar domingo a Jornada em Madri.
A Cruz será recebida pela Arquidiocese de São Paulo de onde partirá em peregrinação para as 274 dioceses do país ao longo dos dois anos de preparação do maior evento católico para jovens do mundo.
jovens brasileiros na 
JMJ 2011 - Madri
A Comissão da Arquidiocese de São Paulo, organizadora do evento, preparou uma grande festa para acolher a Cruz, que chegará às 16h ao Campo de Marte, em São Paulo. Uma missa será celebrada às 16h30, seguida de show.
De acordo com a Comissão, o objetivo da festa é celebrar a chegada da Cruz no Brasil e provocar o entusiasmo nos jovens e nas famílias de todo o país para participar da JMJ e do roteiro de peregrinação da Cruz preparado para o período de 2011 a 2013.
Um grande show católico reunirá vários cantores ao longo de todo o dia 18 de setembro, a partir das 9h, no Campo de Marte, aguardando a chegada da Cruz, que ficará no Estado de São Paulo até 31 de outubro, seguindo para Belo Horizonte (MG), onde chegará no dia 19 de novembro para a peregrinação nas diocese do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo).
Neste Regional, a Cruz ficará durante o mês de novembro. A última parada da Cruz antes de ir para o Rio de Janeiro será no Vale do Paraíba, em março de 2013.

Aguardemos ansiosos e com bastante júbilo a passagem da Cruz e do Ícone de N. Senhora passar por nossa diocese/regional!!! 

Queres saber mais sobre as JMJs? Leia um trecho de um artigo do Bispo de Balsas-MA, Dom Enemésio Ângelo Lazzaris:

domingo, 21 de agosto de 2011

Missa do Aniversário de 1º Ano da Paróquia de Frei Galvão

Ontem, 20 de agosto, aqui no Brasil, I Vésperas da Solenidade da Assunção da Bem-Aventura Virgem Maria, os fiéis e paroquianos de Frei Galvão foram à Matriz festejar o 1º Aniversário da Ereção da Paróquia de Santo Antonio de Santana Galvão! Nossa comunidade participou com a presença de 11 irmãos! 
Foto: Blog PHBCatólica
Ontem também, com a celebração, culminou a Semana Nacional da Família.
Que Deus abençoe sempre nossa paróquia, nossas atividades apostólicas e o nosso pároco, Pe. Vicente! Amém!
Viva Fr. Galvão!

P.S.: Dia 23, terça-feira, participe da Missa votiva à Fr. Galvão e vá receber as pílulas milagrosas!

Próxima Jornada Mundial da Juventude será aqui!!!

Hoje, na missa de encerramento da 26ª Jornada Mundial na Juventude em Madri, o Santo Padre Bento XVI anunciou que o 28º Encontro da Juventude será aqui no Brasil, na arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 2013! 
Que Maravilha! Viva o Santo Padre! Se Deus quiser, ele virá mais uma vez ao Brasil! Que alegria!

Veja o anúncio oficial:
"Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira.
Queridos amigos, antes de nos despedirmos e no momento em que os jovens de Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da juventude, como Sucessor de Pedro confio a todos os presentes esta insigne incumbência: Levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais! Muito obrigado!" (Cf. AQUI)
Assista ao vídeo no YouTube, AQUI!

Que todos nós, brasileiros, nos empenhemos em preparar mais uma grande festa para a juventude católica do mundo inteiro, em julho de 2013! Que demos testemunho de fé!

Fonte: Rádio Vaticana

domingo, 14 de agosto de 2011

São Tarcísio

Amanhã, 15 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, mas que no Brasil, celebra-se no domingo seguinte, já que não é feriado instituído pela República, é também o dia do martírio do acólito do papa Dâmaso I, Tarcísio Romano. O jovenzinho preferiu morrer consumindo todas as hóstias (Eucaristia) que levava aos cristãos encarcerados que jogá-las ao chão como queria os seus algozes!
Que São Tarcísio interceda por todos os Acólitos (auxiliares-instituídos dos padres nas missas e Ministros Ext. Sg. da Comunhão), os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (ministério confiado) e os Coroinhas (ministério confiado) que prestam grande serviços no altar e nas procissões. Junto com São Tarcísio, o Beato Adílio, alcançe de Deus o que pedimos.
santos mártires da Igreja: romano, Tarcísio (século III) e o brasileiro, Adílio da Ronch (século XX)
Quer saber mais sobre estes santos? Leia as catequeses do Santo Padre Bento XVI, clique nos links: São Tarcísio, O martírio de S. Tarcísio, Beato Adílio

Parabéns aos Papais e à Parnaíba

Por feliz coincidência celebrando hoje o 167º aniversário de emancipação política de nossa cidade, celebramos também o Dia dos Pais. 
Parabéns a todos os pais de nossa cidade; àqueles que fizeram ou ainda fazem a Política de nossa sociedade e àqueles que na vida privada vem ensinando e formando excelente cristãos e cidadãos para o mundo! 
O pai é Cooperador de Deus no plano da Criação! Rezemos para que os pais tomem sempre consciência de sua importância na vida de um filho!
Rezemos também pelos jovens, futuros pais, para que assumam seus filhos com responsabilidade e com amor!

A Igreja celebra hoje também o martírio de São Maximiliano Maria Kolbe, sacerdote polonês que foi morto pelos nazistas em 14 de agosto de 1941 no campo de concentração de Auschwitz, onde ofereceu sua vida para salvar a de um pai de família.Que belo exemplo de santidade para todos nós! O Padre é também Pai -  pai e pastor de muitos fiéis - por isso, Frei Maximiliano oferece a vida por esse filho adotivo! 

Hoje, logo mais às 17h30 haverá a Celebração do XXº Domingo do Tempo Comum-A, na oportunidade rezaremos por todos e pais e por nossas famílias, pois nesta semana comemoramos a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA! Venha! Participe! 
Parabéns aos nossos padres que são verdadeiros pais!
Parabéns a todos os papais e que Maria, Virgem Mãe da Graça, continue abençoando nossa cidade trazendo paz e tranquilidade a todos os seus habitantes!
Viva Parnaíba, 167 anos de cidade e 300 anos de história!
Viva os Pais!

P.S.: No próximo dia 20/08, às  19 h, no Con. Joaz Souza, participe da Ação de Graças de Encerramento da Semana da Família e 1º aniversário da Paróquia de Fr. Galvão!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Encontros Litúrgicos do Mês Vocacional - 2011

Na próxima sexta-feira, dia 12/08 e nas demais sextas-feiras do mês, na capela da comunidade, a Coordenação da Comunidade e o Apostolado da Oração, às 19h, estarão juntos meditando a Palavra de Deus e também rezando pelas diversas Vocações: à vida Sacerdotal, à Vida Consagrada (Religiosos/as) e ao Serviço na Comunidade (Laicato: ministros da Sg. Comunhão, coroinhas, leitores, cantores).
Venha você também! Participe! Estaremos lhe aguardando!
Neste primeiro encontro, rezaremos principalmente pelo nosso pároco, Pe. Vicente e por todos os padres para que eles sejam fiéis à missão! E também rezaremos para que o Espírito Santo suscite mais vocações sacerdotais em nossa paróquia, a exemplo dos seminaristas Dedeca (comunidade matriz-Joaz Souza) e Francisco de Assis (comunidade Lagoa do Prado)
O livro que nos servirá de "guia" para os encontros é do Regional da CNBB Nordeste 1 (Ceará). Um livro muito bom, vale à pena celebrar com ele. Baixe-o, aqui!
No dia 14, 2º Domingo de Agosto, DIA DOS PAIS, haverá Missa às 17h30! Traga seu papai!! Se ele já é falecido, venha rezar pela alma dele! Vamos rezar por todos os Pais e também pela nossa cidade, Parnaíba, já que estará aniversariando (167 anos de emancipação, 300 anos de história)!
De 14 à 20 de agosto, acontece a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA, momento de rezarmos pelos que escolherem a vida matrimonial como vocação, mas também pelos os jovens de hoje, a fim de que assumam bem suas vocações para a vida familiar.
No dia 20, sábado, participemos, na Igreja-matriz (Joaz Souza), do encerramento da Semana da Família e comemoraremos o 1º Ano de Ereção da Paróquia de Santo Antonio de Sant'Anna Galvão.

Participe desses eventos! Reze conosco! 
O Senhor e a Virgem Maria vos abençoe!

Rezemos pelas VOCAÇÕES

Jesus, Mestre divino, que chamaste os apóstolos a vos seguirem,  continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias e pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muito de nossos jovens. 
Dai coragem às pessoas convidadas, dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!  
Servo de Deus Paulo VI, papa
Papa Paulo VI e o Card. Woltjla, futuro João Paulo II,
grandes pastores do século XX

Mês Vocacional

Recordar é viver! 
Desde 1983 a Igreja no Brasil celebra agosto como mês vocacional. Nestes 28 anos, em sintonia com a caminhada da Igreja no Brasil, a Pastoral Vocacional tem procurado estimular o serviço às vocações, realizando Congressos Vocacionais em âmbito Nacional: I Congresso Vocacional do Brasil (1999) com o tema: “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio”; II Congresso Vocacional do Brasil (2005) com o tema: “Igreja, povo de Deus a serviço da vida”; III Congresso Vocacional do Brasil (2010) com o tema: “Discípulos Missionários a serviço das vocações”. Além de dois Anos Vocacionais: O I ano Vocacional, em 1983, com o tema: “Vem e segue-me” e o II Ano Vocacional, em 2003, com o tema: “Batismo, fonte de todas as vocações”.
Novos Passos
Neste ano de 2011, com as conclusões do III Congresso Vocacional do Brasil e, às luzes do II Congresso Latino Americano de Vocações, celebrado em Cartago, Costa Rica, queremos dar novos passos, assumindo nossa responsabilidade como discípulos missionários a serviço das vocações, celebrando o mês vocacional 2011 com o tema “Anunciar a Palavra que gera vida” e o lema “Eu vim para que todos tenham vida”(Jo 10,10).
Mês Vocacional
O mês vocacional é o período em que a Igreja no Brasil intensifica o trabalho vocacional que ocorre durante todo o ano nas Igrejas particulares, Congregações Religiosas, Institutos Seculares e Novas Comunidades. Este mês tem como finalidade refletir e rezar pela diversidade de vocações. A cada semana destacamos um modo de seguimento a Jesus Cristo. Assim conclamamos todos, ministros ordenados, consagrados, e leigos a “anunciar a Palavra que gera vida”.

1ª SEMANA: Vocação para os Ministérios Ordenados
“Bispos, presbíteros e diáconos não podem de forma alguma pensar viver a sua vocação e missão sem um decidido e renovado compromisso de santificação, que tem um dos seus pilares no contato com a Bíblia” (VD, n.78) O Bispo: “cada Bispo deverá sempre confiar-se e sentir-se confiado ‘a Deus e à sua Palavra misericordiosa, que tem poder para edificar e dar herança a todos os que foram santificados’ (At 20,32). Por isso, antes de ser transmissor da Palavra, o Bispo deve ser ouvinte da Palavra” (VD, n.79).O presbítero: “a vocação ao sacerdócio requer que eles sejam consagrados na verdade. O próprio Jesus formula esta exigência referindo-se aos seus discípulos: ‘Consagra-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo’ (Jo 17, 17-18). Os discípulos, de certo modo, são atraídos para a intimidade de Deus por meio da sua imersão na Palavra divina” (VD, n.80).O diácono: “seu modelo por excelência é Cristo servo, que viveu totalmente ao serviço de Deus, para o bem dos homens. Nesta perspectiva, compreende-se como, nas várias dimensões do ministério diaconal, um elemento caracterizador da espiritualidade diaconal seja a Palavra de Deus, que o diácono é chamado a anunciar com autoridade, acreditando naquilo que proclama, ensinando aquilo que acredita, vivendo aquilo que ensina” (VD, n.81).

sábado, 6 de agosto de 2011

Dom Sérgio toma posse da Arquidiocese Brasiliense

Dom Sérgio e mais atrás, Dom Celso
Na manhã de hoje, Festa da Transfiguração do Senhor, 33 anos da viagem eterna do papa Paulo VI, tomou posse canônica na Catedral da Arquidiocese de N. Sra. Aparecida, em Brasília, o até então arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha. 
Dom Sérgio exerceu seu ministério episcopal, primeiro, como bispo-auxiliar na Arquidiocese de Fortaleza, em 2007 tornou-se bispo-coadjutor da Arquidiocese de Teresina e em 2008 tornou-se seu Arcebispo, substituindo Dom Celso José. Presidiu o regional Nordeste IV da CNBB até o início deste ano quando nosso bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler, assumiu a presidência para este quadriênio (2011-2015). Em maio, Dom Sérgio foi eleito para a Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB.
Todos os bispos de nosso estado, inclusive, Dom Alfredo, participou da missa de posse canônica do 4º arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.
Que a Virgem Mãe Aparecida abençoe o novo arcebispo de Brasília e ajude o papa Bento XVI a escolher mais um santo, um transfigurado, arcebispo para Aquidiocese de Teresina, agora vacante.
Dom Sérgio da Rocha, na Catedral Metropolitana de Brasília

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dia do Padre

Hoje, memória de São João Maria Vianney, o Santo Cura D'Ars (França) é o DIA DO PADRE! PARABÉNS, A VOCÊ PADRE! Você é bastante importante para Deus e para o MUNDO!!
Com esta festa, abre-se, no Brasil, o MÊS VOCACIONAL! Tempo de rezar mais pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas, pois a Igreja precisa de vocacionados em diversas áreas!
Ontem, na Igreja-matriz de N. Sra. de Fátima (Parnaíba), houve uma missa presidida por nosso bispo Dom Alfredo Sháffler e concelebrada por diversos padres da Diocese, além do nosso bispo-emérito, Dom Joaquim Rufino. 
Esta celebração foi uma Ação de Graças pela beatificação do Papa João Paulo II, pelo Dia do Padre e, ainda pelo aniversário de ordenação de diversos padres, tais como, Pe. Ronaldo, Pe. Roberto, Pe. Eduardo, Pe. Evandro (ambos ordenados naquela igreja-paroquial, em 2007!), Pe. Marcelino, Pe. Marcos, Pe. Edimar, Pe. Antonio Araújo, entre outros!
Foi uma belissima concelebração eucarísitica! Houve uma participação excepcional de fiéis!
Dom Alfredo, durante a homilia, traçou o perfil do pontificado do papa Woltjla e pediu-nos que obedeçamos o apelo de nosso tão querido papa: "Não tenhais medo!" "Escancarai as portas para Cristo!"
Num mundo de hoje tão cheio de dificuldades, observar a vida de João Paulo II e saber que ele venceu tudo e por isso está no Céu, isso nos dá muita esperança! Não devemos temer, mas termos fé em Deus! (Inclusive é o que nos ensina o evangelho de domingo próximo - XIX Dom. do T. Comum-A).
Nossa comunidade marcou presença nesta festa! Foram mais de 10 irmãos na van nº. 18. Todos voltaram muito felizes por ter pedido a intercessão do Beato João Paulo II e ter comemorado o Dia do Padre! Nosso pároco, Pe. Vicente Gregório estava lá também! Neste ano ele completará, se Deus quiser, 16 anos de ordenação prebiteral! Parabéns, pe. Vicente, pelo seu Dia!
Que o Beato João Paulo II, N. Sra. de Fátima (do qual o beato tinha grande devosão!), intercedam por nossos padres a fim de que estes sejam fiéis às suas vocações e se tornem santos e solícitos, a exemplo do St. Cura D'Ars! Amém!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Entrega dos certifcados do Curso de Liturgia

Hoje, após a reunião do Grupo de Liturgia, na qual os presentes prepararam a celebração de domingo próximo, o catequista Hermerson Saulo fez a entrega os Certificados (simbólicos) do Curso de Liturgia encerrado no dia de ontem!
O curso já está deixando saudades! Todos os dias do curso havia partilha! Cada dia um irmão/cursista se comprometia em trazer um lanche e trazia! Houve muita aprendizagem e muita solidariedade!
Mais uma vez, Parabéns aos cursistas!
Que N. Sra. Aparecida abençoe a todos e os ajude no serviço litúrgico de nossa comunidade!
Confira fotos do momento:
Os cursistas (faltou só a Teresinha)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Encerramento do Curso de Liturgia

Hoje, às 21h30min, terminou o nosso Curso de Liturgia, promovido pela Coordenação da Comunidade, e que havia começado em 4 de julho passado!
Este, foi apenas um "curso intensivo", uma introdução sobre a Liturgia! Pois temas e estudos sobre Liturgia é o que não falta!
Acreditamos que este Curso foi de grande valia e tratá bons efeitor, aliás já está trazendo, pois a partir de amanhã, em toda terça-feira de cada semana a Equipe/Grupo de Liturgia estará se encontrando para preparar as Missas e/ou outras Celebrações que acontecem na comunidade!
Ao final do Curso, Dona Édina e Maria de Jesus ofereceram aos presentes uma saborosa lasanha de frango! Muito Obrigado!
Amanhã, durante a preparação da Celebração da Palavra do XIX Domingo do Tempo Comum, o ministrante do curso, o catequista Hermerson Saulo, fará a entrega dos Certificados aos cursistas.
Que Deus abençoe a todos que se empenharam neste Curso de Liturgia!
Parabéns, aos 12 cursistas! 
Pedimos, ainda, ao Senhor que sempre faça surgir mais pessoas disponíveis a servir os irmãos através da Liturgia, pois ainda precisamos de cantores, salmistas, entre outros ministros na comunidade!

Jornada Mundial da Juventude 2011

No final deste mês, precisamente dos dias 16 a 21, a capital espanhola, Madri, irá receber milhares de jovens para a 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2011). Sua Santidade o papa Bento XVI, se Deus quiser, estará lá presente para, pela terceira vez (Colônia-Alemanha 2005, Sidney-Austrália, Madrid-Espanha-2011), confirmar na fé os milhões de jovens presentes.
Essa Jornada Mundial da Juventude tem como tema "Enraizados e edificados n’Ele... firmes na fé" (cf. Cl 2, 7). Rezemos pelo bom êxito desse encontro e que nossos jovens através desta rica experiência aprendam a compartilhar a fé com os outros e mostrem a razão de nosso viver que é Cristo Jesus, pois como disse São Paulo "Viver para mim é Cristo, morrer pra mim é lucro" (Fl 1, 21).
Do nosso estado e do nosso país irão participar diversos jovens, mas dentre estes, um, irá representar a Diocese de Parnaiba. Se trata do jovem William de Melo Koppes, paroquiano de São José do Divino (S. José do Divino-PI). Que esse encontro seja para ele uma experiência pessoal com Cristo e o anime a continuar defendendo nossa Igreja! Parabéns, William!

Para mais informações sobre a JMJ 2011, leia a mensagem do papa para este encontro (aqui) e acesse o site oficial dessa jornada (aqui).

Baixe o hino desta JMJ, (aqui). É um hino belíssimo! Vale à pena ouví-lo e cantá-lo!

Com informações da: PASCOM-Diocese de Parnaíba.