segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DIA DO CATEQUISTA - 2010

DIA DO CATEQUISTA - 2010
Ontem, dia 22/08/2010, 4º Domingo do Mês Vocacional, Dia da Vocação Leiga, reuniu-se inúmeros catequistas do Zonal Norte I da Diocese de Parnaíba em torno da mesa eucarística de nossa Catedral (matriz de Na. Sra. Mãe da Divina Graça) para agradecerem a Deus por ter-lhe chamado ao ministério da Catequese e na mesma celebração buscaram forças/alimentos para a missão.
Para essa Concentração Catequética Diocesana vieram catequistas das paróquias (fora de Parnaíba: N. S. Perpétuo. Socorro - Bom Principio do Piauí, N. S. da Conceição Luiz Correia, N. S. dos Remédios - Buriti dos Lopes, N. S. P. Socorro - Cocal, N. S. da Conceição - Ilha Grande; e, das paróquias de Parnaíba: N. S. da Graça. Sagrado C. de Jesus, N. S. de Fátima, São Sebastião, Santa Ana, Santo Antônio Santana Galvão.
A missa, iniciada às 07h, foi presidida por nosso pastor diocesano, Dom Alfredo e concelebrada pelos Pe. Antônio (recém-ordenado e vigário da Paróq. de Fátima), Pe. Antônio Soares (pároco da Catedral), Frei Chagas (Pároco de S. Sebastião) e Pe. Roberto (pároco de Na. Sra. da Conceição – Luís Correia).

Dom Alfredo, durante a homilia, apresentou aos demais fiéis presentes, os catequistas vindos das 12 paróquias que foram o Zonal Norte I e afirmou que os depois dos pais, se temos uma fé, devemos muito isso pela dedicação dos leigos que ensinam/orientam os irmãos - os catequistas! Citando São Paulo, nosso pastor afirmou: “É pela pregação que vem a fé! (Rm 10, 17), por isso para Igreja a fundamental o altar (Mesa Eucarística) e o ambão (Mesa da Palavra, mesa da Pregação, mesa da Catequese). Dom Alfredo falou muito da importância do catequista, principalmente quando ele busca se preparar para responder às perguntas de ontem e de hoje, como por exemplo, aquela presente no Evangelho do dia: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”(Lc 13, 22 – 21º DTC-C)
Após a missa, foi servido um café aos presentes e em seguida todos, cerca de 500 catequistas, foram em procissão, até à quadra da APAE para participarem de um dia de oração, formação e lazer! Chegou-se à APAE por volta das 9h30min. A animação era por conta do Grupo Shekinah e também por Frei Chagas (que surpreendeu a todos com sua bela voz!). Às 10h, Dom Alfredo proferiu uma palestra sobre a Vocação do Catequista e sobre a Iniciação à Vida Cristã, proposta da 3ª Semana Brasileira de Catequese ocorrida em Itaici (Idaiatuba-SP) – out/2009.
Dom Alfredo falou como foi a preparação dos apóstolos feita por Jesus e como era o Catecumenato no início da Igreja, processo que favorecia o encontro pessoal com Jesus e que daí provocava a adesão e engajamento com a Evangelização. Colocou ainda que na Igreja Primitiva, o crescimento do número dos fiéis se dava por atração, pois os que testemunhavam a ética cristã atraía mais irmãos à fé! E isso, os catequistas colaboraram e muito para a evangelização e crescimento da Igreja!
Depois da palestra, houve um momento de espiritualidade que culminou com a adoração ao Santíssimo Sacramento! Esse momento foi conduzido por Frei Santos (vigário de S. Sebastião). Foi um momento muito lindo e os catequistas foram abençoados em grupos, ou seja, cada grupo de catequistas por paróquia se aproximavam para receber a bênção divina!
Em seguida teve-se momento de animação e pausa para o almoço (que, infelizmente, atrasou e muito!) Mas, deu tudo certo!
Às 15h os catequistas das diversas paróquias fizeram algumas manifestação culturais e Pe. Ézio e Francisca Enos (coordenadores da Catequese na Diocese) falaram sobre o tema da Iniciação à Vida cristã!
O encontrão encerrou por volta das 16h30min com o envio de todos os catequistas!
Rezemos ao Senhor para que sempre envie operários para a sua vinha (Lc 10, 2)), sobretudo rezemos para que os jovens também se despertem para o ministério da Catequese e pelos que já são catequistas a fim de que através de sua pregação o mundo conheça Jesus Cristo e seja salvo! Amém! 
De nossa paróquia, recém-criada, foram ao todo 27 catequistas.
De nossa comunidade participaram os catequistas: Hermerson Saulo, Alvino, Carlota, Édina e Rosa.
Alvino, Carlota, Camila, D. Rosa, D. Èdina e Hermerson Saulo














Catequistas da Paróquia com o pe. Antônio de (vigário de Fátima)









Catequistas antes da bênção do Santíssimo









Na espera do almoço










Por: Hermerson Saulo (Comunidade Brooder Ville)

Nenhum comentário:

Postar um comentário